IFT lança boletim técnico sobre empoderamento comunitário em Unidades de Conservação da Amazônia

IFT lança boletim técnico sobre empoderamento comunitário em Unidades de Conservação da Amazônia

     O Instituto Floresta Tropical lança, neste mês, a 15ª edição da série de boletins técnicos sobre manejo florestal. Com o tema “Intercâmbio de experiências e aprendizados sobre manejo madeireiro comunitário em áreas protegidas da Amazônia: resultados e importância para o empoderamento comunitário”, a publicação, disponível em versão digital no site do IFT, mostra os resultados de um encontro de manejadores agroextrativistas, promovido pela pesquisadora associada do IFT, Ana Luiza Violato Espada, em parceria com o projeto Florestas Comunitárias, financiado pelo Fundo Amazônia.

O boletim está disponível para download aqui.

           O intercâmbio, realizado na Resex Verde Para Sempre, no município de Porto de Moz, no Pará, em setembro de 2019, reuniu cerca de 40 manejadores e manejadoras das Resex Verde para Sempre, Arióca Pruanã, Mapuá e Terra Grande Pracuúba, do Pará; Ituxi, do Amazonas, e Chico Mendes, do Acre. Durante a atividade os participantes visitaram comunidades que realizam manejo florestal sustentável e compartilharam narrativas sobre empoderamento comunitário e o processo de implementação do manejo em cada unidade de conservação presente no evento.

         “O boletim técnico é uma das formas que temos encontrado para disseminar os resultados do intercâmbio comunitário e, parcialmente, da minha pesquisa de doutorado. O ideal seria encontros nas comunidades, mas no cenário da pandemia de Covid-19 isso não será possível ainda. Além do BT, a minha ideia é iniciar grupos de WhatsApp com as comunidades para apresentar os resultados do meu doutorado. O BT faz parte dos produtos, mas quero ir além, também preparando vídeos curtos e infográficos”, destaca a pesquisadora Ana Luiza.

            O intercâmbio comunitário contou com os apoios da Organização Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e de organizações locais, como Comitê de Desenvolvimento Sustentável de Porto de Moz.

       Todos os Boletins Técnicos editados pelo IFT apresentam resultados preliminares de pesquisas e testes realizados pela equipe técnica da instituição, além de observações de campo e notas de expedições que possam de alguma forma servir a sociedade. A publicação é destinada a estudantes, tomadores de decisão, jornalistas, profissionais florestais, instrutores de manejo florestal, acadêmicos ou práticos e demais atores com interesse em temas ligados ao manejo de recursos naturais, especialmente florestais, na Amazônia.

Florestas Comunitárias

         O Projeto Florestas Comunitárias apoia a implementação de modelos de manejo florestal comunitário para uso e comercialização de madeira e açaí. A iniciativa, que pretende fortalecer a organização social, gerar renda e contribuir para a redução do desmatamento em Unidades de Conservação, conta com o apoio financeiro do BNDES, por meio do Fundo Amazônia, e com as parcerias institucionais da Caterpillar, Keila Florestal e Stihl.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário