Boletins Técnicos

Os Boletins Técnicos do IFT são produzidos desde 2011 e compilam informações sobre a atuação da instituição em diferentes âmbitos do manejo florestal na Amazônia. Tratam-se de resultados preliminares de pesquisas e testes realizados pela equipe técnica, além de observações de campo e notas de expedições que possam de alguma forma servir à sociedade. É voltado a estudantes, tomadores de decisão, jornalistas, profissionais florestais, instrutores de manejo florestal acadêmicos ou práticos e demais atores com interesse em temas ligados ao manejo de recursos naturais, especialmente florestais, na Amazônia.

Boletim Técnico IFT nº 15

Intercâmbio de experiências e aprendizados sobre manejo madeireiro comunitário em áreas protegidas da Amazônia: resultados e importância para o empoderamento comunitário. A publicação mostra os resultados de diálogos e ações desenvolvidas durante um encontro de manejadores agroextrativistas realizado na Resex Verde Para Sempre, no município de Porto de Moz, no Pará, em 2019. O evento reuniu cerca de 40 manejadores e manejadoras de diversas UC’s da região Norte.

Boletim Técnico IFT nº 13

Residência florestal na Resex Verde para Sempre: uma proposta de aprimoramento profissional para o manejo florestal comunitário. O programa estimula a capacitação profissional através de treinamentos e acompanhamentos de atividades práticas, em regime de dedicação exclusiva, com orientação assistida por atores florestais que atuam com manejo florestal em comunidades rurais.

 Boletim Técnico IFT nº 14

Monitoramento Operacional de Manejo Florestal Comunitário na Resex Verde Para Sempre. Destaca a construção de um guia de monitoramento produzido a partir de visitas técnicas em áreas de manejo florestal madeireiro em quatro comunidades da Resex VPS, no município de Porto de Moz, oeste do Pará.

Boletim Técnico IFT nº 12

Manejo Florestal Comunitário na RESEX Verde para Sempre: Custos de produção e índices de produtividade da primeira safra madeireira. O IFT pretende inicia o debate sobre o potencial produtivo e econômico de um projeto de manejo florestal sustentável executado por comunidades tradicionais.

Boletim Técnico IFT nº 11

Governança socioambiental na Resex Verde para Sempre: uma estratégia para gestão coletiva de Unidades de Conservação na Amazônia. Apresenta a experiência de governança florestal em desenvolvimento na Resex Verde para Sempre, localizada no município de Porto de Moz, no estado do Pará.

Boletim Técnico IFT nº 10

Plano de Negócio: o primeiro passo para o empreendedorismo comunitário em florestas de uso sustentável na Amazônia. Apresenta metodologia, passo a passo, para elaboração participativa de um plano de negócio florestal comunitário, a partir da experiência de comunidade da Amazônia.

Boletim Técnico IFT nº 9

Sistemas alternativos para o transporte primário de pranchas de madeira no MFS de baixa intensidade. Apresenta opções técnicas para o manejo florestal de baixa intensidade, a partir da mecanização de algumas atividades em substituição ao trabalho manual.

Boletim Técnico IFT nº 8

Marco Estratégico: um método organizacional para estruturação de empreendimentos florestais comunitários. O Marco Estratégico é um norte, uma diretriz maior que guia as ações e tomadas de decisões das comunidades durante as atividades relacionadas ao manejo florestal ou que dele derivam.

Boletim Técnico IFT nº 7

Exploração de impacto reduzido em período chuvoso em florestas de terra firme da Amazônia brasileira: considerações técnicas, minimização de impactos e índices de produtividade. Apresenta modelos de exploração que poderiam manter os impactos ecológicos da exploração madeireira em uma estação estendida em níveis aceitáveis.

Boletim Técnico IFT nº 6

Manejo florestal em Unidades de Conservação de Uso Sustentável: recomendações para as iniciativas de fomento ao desenvolvimento formal do manejo florestal comunitário e familiar. Documenta lições aprendidas em visitas técnicas e condução de atividades de fomento ao desenvolvimento do MFCF junto a Reservas Extrativistas.

Boletim Técnico IFT nº 5

Produção de telhas de madeira (cavacos) por comunidades rurais da Amazônia: uma alternativa de renda para o pequeno produtor florestal no manejo florestal comunitário e familiar. Apresenta as vantagens do uso do material como alternativa à construção civil e consequente geração de renda para as comunidades.

Boletim Técnico IFT nº 4

Almeirim Sustentável: lições aprendidas e desafios ao desenvolvimento de base florestal em um município típico do interior da Amazônia Brasileira. Documenta desafios dos primeiros dois anos de projeto realizado na região Calha Norte.

Boletim Técnico IFT nº 3

Recomendações Técnicas para a criação de um Programa de Segurança e Saúde do Trabalho em Empreendimentos Florestais Manejados. Apresenta os principais aspectos de segurança e saúde no trabalho no manejo florestal e propõe um guia para implementação do programa.

Boletim Técnico IFT nº 2

Avaliação de Danos e Desperdícios provocados pela Exploração Madeireira em Florestas Amazônicas: um método prático para avaliar a qualidade da exploração. Apresenta técnicas para o monitoramento florestal em campo como forma de diminuir os custos de transação relacionados ao controle da qualidade da exploração.

Boletim Técnico IFT nº 1

Acordos Empresa-Comunidade: recomendações técnicas para acordos legais e justos entre empresas madeireiras e comunidades florestais na Amazônia. Apresenta diretrizes a serem seguidas por empresas e comunidades em relações de parceria.

Boletim Fundo Vale #02

Segunda edição do Boletim informativo com informações acerca da atuação do IFT no âmbito do projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Manejo Florestal Comunitário e Familiar em Florestas Públicas da Amazônia Brasileira, desenvolvido em parceria com o Fundo Vale em três Unidades de Conservação.

Boletim Fundo Vale #01

Trata-se da primeira edição do Boletim informativo com informações acerca da atuação do IFT no âmbito do projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Manejo Florestal Comunitário e Familiar em Florestas Públicas da Amazônia Brasileira, desenvolvido em parceria com o Fundo Vale em três Unidades de Conservação.