Programas

Saiba mais:


Programa Capacitação e Treinamento – Desenvolve atividades de capacitação de profissionais e trabalhadores florestais para implementação das boas práticas de manejo florestal por meio de cursos práticos. O público-alvo do programa são trabalhadores do manejo florestal, de motosserristas e operadores de máquinas à técnicos de nível médio, engenheiros e tomadores de decisão das mais diversas esferas. Foi desenvolvido para incorporar as lições aprendidas em pesquisas e testes realizados pela instituição e o conhecimento empírico dos instrutores e colaboradores do IFT.


Programa de Extensão Florestal – Experimento conduzido em áreas florestais do IFT desde 1996 demonstrou que as práticas de manejo florestal, além de trazerem maiores benefícios ecológicos e sociais, incluindo uma redução de 50% nos danos provocados à floresta, produziram madeira a um custo 12% menor do que a madeira produzida com as práticas convencionais. Contudo, por falta de conhecimento, muitas empresas ainda utilizam práticas convencionais. O programa de Extensão Florestal do IFT visa conduzir atividades para sensibilizar empresários, líderes comunitários, pequenos produtores, jornalistas, consumidores, estudantes, pesquisadores, professores, trabalhadores, e outros públicos, sobre o manejo florestal na conservação socioambiental.


Programa de Pesquisa Florestal Aplicada – Responsável por desenvolver e acompanhar pesquisas científicas para aprimorar o manejo florestal, seja com equipe própria de colaboradores ou em cooperação com universidades e outras instituições de pesquisa. As pesquisas são importantes para comprovar a rentabilidade econômica do manejo florestal – frente aos modelos predatórios de uso florestal –, determinar os impactos ecológicos da exploração em espécies sensíveis e no crescimento futuro da floresta, além de investigar avanços e aprimoramentos técnicos para tornar o manejo florestal continuamente mais rentável para o empreendedor florestal.


Programa Florestas Comunitárias  Tem como público-alvo as populações tradicionais e produtores florestais de pequena escala da Amazônia. O objetivo deste programa é apoiar, tutorear e assessorar produtores florestais de pequena escala e comunidades tradicionais em suas escolhas produtivas relacionadas direta ou indiretamente ao uso e à conservação de florestas. Com isso, o IFT busca apoiar o desenvolvimento e o aprimoramento de modelos de manejo florestal comunitário e familiar de uso múltiplo em florestas públicas, como Unidades de Conservação de Uso Sustentável, assentamentos ambientalmente diferenciados da região amazônica e fortalecer a governança florestal com ênfase nas questões de gênero e juventude.