IFT participa de reunião do Conselho Deliberativo da Resex Arióca Pruanã

IFT participa de reunião do Conselho Deliberativo da Resex Arióca Pruanã

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoveu na última terça-feira, 23,01, a primeira reunião oficial do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Arióca Pruanã de 2024. O encontro, realizado na sede da associação de moradores local, na comunidade Deus Proverá, reuniu lideranças comunitárias, extrativistas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor para discutir o plano de ação do conselho responsável pela unidade de conservação.

O Instituto Floresta Tropical foi uma das organizações sociais convidadas para o encontro. Além do IFT, outras duas entidades do terceiro setor representadas no evento foram o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras do Pará.

Entre as principais pautas da reunião estiveram a apresentação da nova diretoria do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio Breves; a atualização de cadastro das familias moradoras da Reserva Extrativista; orientações sobre o programa Bolsa Verde, do governo federal; a renovação de integrantes do Conselho Deliberativo; e a prestação de contas do Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) da Resex Arióca Pruanã.

 

A reunião ocorreu na sede da Associação de Moradores da Resex, na comunidade Deus Proverá (Foto: Ascom IFT)

 

“Esse encontro marca o início da atuação da nova gestão do ICMBio Breves na Resex Arióca Pruanã e a retomada do Conselho Deliberativo da unidade de conservação, após um período de desmobilização ocasionado pela pandemia. Uma das principais finalidades dessa reunião é reforçar a importância do Conselho e participação dessa organização para a discussão e encaminhamento dos assuntos de interesse público da Resex”, explicou Carlos Otávio Rodrigues Santos, novo chefe do NGI ICMBio Breves.

César Pinheiro, técnico sênior do IFT, parabenizou as lideranças locais pela retomada do conselho e destacou a parceria do instituto com os moradores da Arióca Pruanã. “O Plano de Manejo Florestal Sustentável da Resex é um assunto que interessa muito para a nossa instituição, pois ele é resultado de uma parceria que começou em 2017. É importante participar desse encontro para ver os resultados do PMFS, um fruto de esforço coletivo gerado pela comunidade”, afirmou.

Como ainda não faz parte oficialmente do Conselho Deliberativo, o Instituto Floresta Tropical acompanhou a reunião apenas como ouvinte, sem o poder de encaminhamento e aprovação de decisões. O IFT e Cooperativa Mista Agroextrativista da Resex Arióca Pruanã (COOMAP) aguardam a entrada no Conselho Deliberativo da unidade de conservação. A solicitação já foi informada aos conselheiros e deve entrar em pauta na reunião de renovação dos integrantes da organização.

Valorização da Floresta – iniciado em outubro de 2023, o projeto “Valorização da floresta”, do IFT,  tem como objetivo fortalecer o manejo florestal sustentável nas Reservas Extrativistas Arióca Pruanã e Mapuá, na região do Marajó. Financiado pelo Fundo Vale, o projeto  prevê estruturação da produção madeireira local, a promoção de novas cadeias da sociobiodiversidade e o fortalecimento dos planos de manejo florestal comunitários nas unidades de conservação atendidas.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário