Representantes da STIHL visitam a Resex Arióca Pruanã

Representantes da STIHL visitam a Resex Arióca Pruanã

    O Instituto Floresta Tropical promoveu, entre os dias 13 a 14 de julho, um encontro entre representantes da empresa STIHL e comunitários da Reserva Extrativista Arióca Pruanã, no município de Oeiras do Pará. A ação, realizada na própria comunidade, faz parte de um projeto firmado entre a companhia de ferramentas motorizadas e o IFT, que prevê o fortalecimento das organizações locais, doação de ferramentas e aprimoramento técnico especializado aos manejadores comunitários da Resex.

      Essa é a primeira vez que os representantes da empresa visitam a comunidade. Em outubro do ano passado a STIHL doou uma lancha voadeira destinada especialmente para as ações de manejo florestal da Unidade de Conservação. 

      “Receber os representantes da STIHL em nossa comunidade é motivo de muita satisfação para todos aqui. Pois, essa visita mostra a seriedade do trabalho que a gente vem desenvolvendo há muito tempo na Resex em prol do desenvolvimento local e do manejo sustentável”, afirmou Luiz dos Santos Tenório, presidente da Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Arióca Pruanã (AMOREAP).

      Representantes da empresa STIHL e comunitários da Resex

      A programação do evento contou com um curso de manutenção de motosserras, entrega de equipamentos, reunião com a comunidade e visita à área de manejo. “Para nós, sem dúvida, esse momento foi enriquecedor. Conhecer de perto a organização social dessas comunidades e ouvir as pessoas que constroem na prática o manejo florestal comunitário são oportunidades únicas para entender um pouco mais dessa realidade e desse trabalho fundamental para a desenvolvimento sustentável da região”, destacou o vice-presidente de marketing e vendas da STIHL no Brasil, Romário Pereira Brito.

Veja mais fotos da programação

Marcelo Galdino, coordenador do programa Florestas Comunitárias, do IFT, ressaltou a importância da parceria com a STIHL e afirmou que os principais objetivos dessa iniciativa são o fortalecimento da organização social e promoção do manejo florestal sustentável. “É importante destacar que o IFT e a STIHL são parceiros há mais de vinte anos.  Essa programação que contou com um curso de capacitação e uma visita dos representantes da empresa na comunidade fecha mais um ciclo importante dessa parceria, que foi um acordo firmado exclusivamente para o desenvolvimento da produção agroextrativista da Resex Arióca Pruanã. E ao mesmo tempo abre novos ciclos de oportunidades para o desenvolvimento local, pois, os representantes da STIHL puderam acompanhar de perto os resultados do investimento realizado na comunidade”. 

Curso de manutenção de motosserras

      Um dos momentos mais aguardados pelos manejadores locais foi o curso de manutenção de motosserras promovido pela equipe técnica da STIHL. O treinamento reuniu cerca de 20 comunitários e abordou conhecimentos destinados à mecânica e conservação do equipamento como montagem, técnicas de reparo, sistema de lubrificação e sistema de ignição.

      “Todos nós, manejadores da Resex, já trabalhamos com motosserra há muito tempo, mas o manuseio do equipamento sempre foi feito somente na prática, sem ter muito conhecimento de teoria e da parte mecânica. Nunca tivemos uma oportunidade como essa para entender melhor o funcionamento e a montagem da máquina. Por isso, esse treinamento é, sem dúvida, um divisor de águas na nossa forma de operar e cuidar do equipamento”, destacou o comunitário Martinho Gomes Moraes.

Arióca Pruanã

   Desde 2017 o IFT em parceria com o Fundo Amazônia desenvolve ações de incentivo ao manejo florestal comunitário para uso e comercialização de madeira e açaí na Resex Arióca Pruanã. Localizada no município de Oeiras do Pará, região nordeste do estado, a Unidade de Conservação dispõe de uma área de 83.445 hectares. Na UC moram 565 famílias, divididas em 27 comunidades que se organizam em seis polos comunitários.

 

Sobre a STIHL

    A STIHL lidera o mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, com um mix completo de produtos de alta qualidade e durabilidade. Com produtos destinados ao mercado florestal, agropecuário, construção civil, conservação e jardinagem profissional, e doméstico, a empresa oferece uma ampla linha de ferramentas motorizadas portáteis que podem ser encontradas em mais de 4 mil pontos de venda distribuídos pelo Brasil. No país, a STIHL está localizada em São Leopoldo (RS), onde trabalham aproximadamente 2,7 mil colaboradores. A matriz do grupo fica na cidade de Waiblingen, na Alemanha. Reconhecida pela sua liderança tecnológica, inovação e qualidade de seus produtos, a empresa está presente em mais de 160 países por meio de canais de distribuição formados por mais de 40 mil pontos de vendas no mundo. Para atender ao mercado global, a STIHL conta com unidades produtivas na Alemanha, Brasil, EUA, Áustria, Suíça, China e Filipinas.  Desde 2008, a STIHL Brasil é certificada com a ISO 14001 e a OSHAS 18001, ambas recertificadas em 2015. O Grupo STIHL é certificado com a ISO 9001.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário