Parceria interinstitucional fortalece gestão de empreendimentos comunitários

Parceria interinstitucional fortalece gestão de empreendimentos comunitários

Os produtores agroextrativistas da Resex Verde para Sempre, localizada em Porto de Moz (PA), participam do segundo círculo do Curso de Formação Continuada em Gestão de Empreendimentos Comunitários (Formar Gestão). A capacitação tem o objetivo de aumentar a autonomia das organizações comunitárias na condução dos próprios negócios. O curso possui carga horária de 280 horas divididos em quatro círculos de formações distribuído em temáticas: Diagnóstico, Organizacional, Produção e Comercialização.

Esta é a primeira edição do curso, que conta com a participação de cerca de 40 beneficiários da Unidade de Conservação oriundos de seis associações comunitárias e duas cooperativas responsáveis por conduzir os Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS).  O projeto pedagógico do curso foi desenvolvido pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) em parceria com o Instituto Federal do Pará (Campus Castanhal). A realização das atividades previstas conta com o apoio do Comitê de Desenvolvimentos Sustentável (CDS) de Porto de Moz e do Projeto Bom Manejo 2 – uma parceria entre Instituto Floresta Tropical (IFT) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A expectativa dos idealizadores é de que ao final do curso as seis organizações comunitárias detentoras de PMFS estejam mais preparadas para a gestão de seus empreendimentos e celebrem melhores contratos para a comercialização dos produtos oriundos da sociobiodiversidade. O primeiro círculo de formação, em 2018, contou com a elaboração de um diagnóstico organizacional que permitiu apontar a atual situação de cada empreendimento. Em 2019, a proposta é abordar a gestão organizacional e a gestão da produção.

Desafios

A produção sustentável de produtos da sociobiodiversidade sempre foi realizada pelos povos e comunidades tradicionais para autoconsumo. O excedente era escoado na forma de produtos primários com baixa agregação de valor e grande dependência de atravessadores. Nas últimas décadas, o manejo florestal sustentável tem ganhado importância enquanto alternativa socioeconômica para o desenvolvimento sustentável e defesa de territórios comunitários, especialmente em Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Com isso, observa-se a necessidade de capacitar e formar agentes para atuarem no campo da gestão.

Para assumir a gestão de atividades florestais, as organizações comunitárias têm avançado no processo de criação de cooperativas que passam a interagir com o tema do comércio de produtos florestais, madeireiros e não madeireiros, como estratégia capaz de conciliar tanto o desenvolvimento socioeconômico de comunidades tradicionais habitantes de áreas coletivas quanto a conservação ambiental. O curso é uma proposta de fortalecimento desses atores sociais para que fomentem a cadeia produtiva de seus produtos e obtenham desenvolvimento local.

A realização deste segundo círculo conta, ainda, com a parceria do Instituto Conexsus, FSC (Conselho de Manejo Florestal, da sigla em inglês), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Serviço Florestal Americano, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e recebe apoio financeiro da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, da sigla em inglês), Climate and Land Use Alliance (CLUA) e International Tropical Timber Organization (ITTO).

Sem Comentários

Publicar Um Comentário