Em parceria com empresa alemã, IFT produz cartilha sobre extrativismo sustentável na Amazônia

Em parceria com empresa alemã, IFT produz cartilha sobre extrativismo sustentável na Amazônia

A Cooperação Alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da parceria entre as empresas Symrise, Natura e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha, lança, neste mês, a versão digital da cartilha Guia Prático para Elaboração de Inventário Florestal Simplificado para Produtos da Sociobiodiversidade. A publicação, desenvolvida pela equipe técnica do Instituto Floresta Tropical (IFT), traz uma série de orientações sobre o extrativismo sustentável na Amazônia.

A partir de diversas ilustrações e com uma linguagem didática, a cartilha detalha o passo a passo da construção de inventários de produtos florestais não-madeireiros com base na organização, economia, sustentabilidade e segurança da atividade de campo.

“A proposta do Guia surgiu da necessidade de os extrativistas obterem informação detalhada sobre a ocorrência das espécies nas suas áreas, e com a cartilha eles terão uma ferramenta que direcionará como trabalhar a sua terra de forma mais produtiva e sustentável” destaca Thais Penna, assessora técnica do Programa Biosfera, da GIZ.

A publicação destaca as essências florestais prioritárias para o extrativismo na Amazônia como a andiroba, o tucumã, o patuá, o murumuru e a ucuúba. “O Guia reúne informações sobre as características, ecologia, densidade e produtividade dessas espécies para que sirva de apoio no planejamento produtivo das comunidades extrativistas que dinamizam cadeias de valor de produtos da sociobiodiversidade”, explica o coordenador de projetos do IFT, Marcelo Galdino.

Esta é a primeira vez que o IFT produz um material didático em parceria com a GIZ. A publicação faz parte do projeto Produção Sustentável e Regularização Ambiental na Amazônia, uma parceria da agência alemã com as empresas Symrise e Natura. A GIZ é uma empresa pública do governo Federal da Alemanha, que coopera com países parceiros em áreas de interesse comum ligadas ao tema do desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, a instituição coopera com órgãos públicos brasileiros e o setor privado para fortalecer iniciativas e estratégias em prol da produção sustentável.

O Guia Prático para Elaboração de Inventário Florestal Simplificado para Produtos da Sociobiodiversidade se soma ao acervo digital de publicações técnicas disponíveis no site do IFT. São artigos, cartilhas, manuais, boletins técnicos, revistas e diversos estudos de pesquisadores sobre desenvolvimento, planejamento e conservação das florestas brasileiras. O acesso é gratuito e está disponível para download.

Segundo os organizadores, a versão impressa da cartilha deve ser publicada em 2022.

Clique aqui e baixe a versão digital do guia

Sem Comentários

Publicar Um Comentário