IFT lança diagnóstico sobre cadeias produtivas de açaí e madeira nas Resex do Marajó

IFT lança diagnóstico sobre cadeias produtivas de açaí e madeira nas Resex do Marajó

         Referência nacional em disseminação e aprimoramento do manejo florestal sustentável na Amazônia Brasileira, o Instituto Floresta Tropical (IFT) lança neste mês a versão digital do “Diagnóstico Marco Zero das Cadeias Produtivas de Açaí e Madeira das RESEX do Marajó”. O documento tem o objetivo de nortear as ações de desenvolvimento do projeto Florestas Comunitárias e monitorar os efeitos de suas ações nas Reservas Extrativistas Mapuá, Arióca Pruanã e Terra Grande Pracuúba, no arquipélago do Marajó.

    Produzido pela equipe técnica do IFT, com financiamento do Fundo Amazônia, a publicação destaca o mapeamento das cadeias de produção madeireira e de açaí nas Unidades de Conservação atendidas pelo projeto. Além disso, o estudo também apresenta informações detalhadas sobre a economia, conservação ambiental e organização social dessas comunidades.

O Diagnostico Marco Zero está disponível para download aqui.

       “Para que os processos de fortalecimento dessas cadeias de valor ocorram é necessário sabermos como esses produtos são produzidos pelas populações tradicionais, quanto elas produzem e para quem vendem essa produção”, afirma Ana Carolina Vieira, ex-coordenadora do projeto Florestas Comunitárias e organizadora do Diagnóstico Marco Zero.

        No texto de apresentação do estudo, a organizadora destaca a importância de se conhecer os desafios enfrentados por essas comunidades e como as oportunidades existentes nesses territórios podem colaborar com a adesão de boas práticas de manejo, com uma relação comercial justa e equilibrada, capaz de valorizar a cultura e a produção tradicional.

Florestas Comunitárias

         O Projeto Florestas Comunitárias apoia a implementação de modelos de manejo florestal comunitário para uso e comercialização de madeira e açaí. A iniciativa, que pretende fortalecer a organização social, gerar renda e contribuir para a redução do desmatamento em Unidades de Conservação, conta com o apoio financeiro do BNDES, por meio do Fundo Amazônia, e com a parceria institucional da Stihl.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário