Livros

 Diagnóstico Marco Zero das Cadeias Produtivas Açaí e Madeira das Resex do Marajó 

Esta pubicação é um produto do projeto Florestas Comunitárias, desenvolvido pelo IFT com o apoio financeiro do Fundo Amazônia. O relatório tem o objetivo de nortear as ações de desenvolvimento do projeto e monitorar os efeitos de suas ações nas RESEXs atendidas.

Diagnóstico Econômico-Ambiental do Município de Almeirim

Visa socializar informações coletadas por equipes de especialistas junto a produtores, comunitários, empresários, representantes do governo local e sociedade em geral de Almeirim para subsidiar a discussão de qual são as melhores ações em direção ao desenvolvimento sustentável.

Manejo Florestal Empresarial na Amazônia Brasileira

O estudo compõe o projeto “Restrições e Oportunidades para a Adoção de Práticas de Manejo em Florestas Amazônicas”, cujo objetivo foi investigar os principais fatores limitantes para a adoção de práticas de manejo florestal em três países da bacia amazônica: Brasil, Peru e Bolívia.

O manejo da paisagem e a paisagem do manejo

O livro conta com artigo “Capacitação e treinamento: um caminho para conservação de nossas florestas”, elaborado pelo IFT, que apresenta trabalho realizado, entre 2003 e 2006, em parceria de sete entidades brasileiras, o Consórcio Alfa, cuja propostafoi “apoiar ecossistemas naturais e melhorar as condições de vida das populações na Amazônia brasileira e Mata Atlântica.

Fatos Florestais da Amazônia 2010

Apresenta as estatísticas sobre o setor florestal da Amazônia. Trata-se do diagnóstico mais completo já realizado sobre a principal atividade de uso da terra na Amazônia – o setor madeireiro. Essas informações foram compiladas a partir de levantamentos primários do Imazon e dados secundários mais recentes de outras instituições, como o IFT.

Custos e Benefícios Financeiros da Exploração Florestal de Impacto Reduzido Comparação à Convencional.

Neste estudo são comparados os custos e benefícios do sistema de Exploração Florestal de Impacto Reduzido – EIR com os de um sistema de Exploração Florestal Convencional – EC na Amazônia Oriental. O estudo enfoca aspecto técnicos, financeiros e operacionais dos sistemas de EC versus EIR.

Manejo Florestal Comunitário em Florestas Públicas da Amazônia

Reflexões sobre a execução do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Manejo Florestal Comunitário e Familiar em Florestas Públicas da Amazônia Brasileira. Com apoio do Fundo Vale, o projeto atuou em 3 territórios da Amazônia.

Diagnóstico Econômico-Ambiental  de Altamira

O estudo apresenta informações detalhadas sobre os recursos naturais e o perfil socioeconômico das áreas rural e urbana do município de Altamira, na região sudoeste do Pará.  O documento mostra as principais alterações socioambientais ocorridas na região a partir da implantação da UHE Belo Monte.