IFT inicia novo projeto de fortalecimento do manejo florestal sustentável em unidades de conservação no Marajó

IFT inicia novo projeto de fortalecimento do manejo florestal sustentável em unidades de conservação no Marajó

O Instituto Floresta Tropical (IFT) iniciou em outubro de 2023 as ações de um novo projeto destinado ao fortalecimento do manejo florestal sustentável nas Reservas Extrativistas Arióca Pruanã e Mapuá, na região do Marajó. Financiado pelo Fundo Vale, o projeto “Valorização da floresta” prevê estruturação da produção madeireira local, a promoção de novas cadeias da sociobiodiversidade e o fortalecimento de dois planos de manejo florestal comunitários, um em cada reserva atendida pelo IFT.

Em outubro de 2023 foram realizadas duas reuniões de apresentação das ações do projeto, uma no município de Breves e outra em Oeiras do Pará, com lideranças das organizações sociais desses territórios, como Cooperativas, Associações e Grupo de Manejadores, além da participação de Analistas do Núcleo de Gerenciamento Integrado (NGI) Breves do ICMBio.

Na Resex Mapuá, o projeto realizou ainda uma reunião sobre comercialização de madeira, com a participação de manejadores comunitários, lideranças locais, representantes da cooperativa de produtores agroextrativistas dos rios Aramã e Mapuá (Coama), técnicos do IFT e o dono de uma empresa madeireira de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense.

     Reunião com comerciante de madeira e manejadores comunitários da Resex Mapuá

No encontro, sediado na comunidade Boa Esperança, os manejadores apresentaram a dinâmica da produção madeireira na unidade de conservação e discutiram com os outros participantes sobre potencial produtivo, comercialização, logística e acesso ao mercado. A iniciativa é uma forma de aproximar os extrativistas locais com o setor comercial madeireiro e esclarecer dúvidas sobre o manejo florestal comunitário.

Assistência Técnica

Em novembro do ano passado o projeto realizou atividades de assistência técnica na Resex Mapuá.  Durante três semanas,  a equipe do IFT acompanhou e orientou as atividades de inventário florestal 100% na comunidade Santíssima Trindade e Boa Esperança. Nesse período foi definida a terceira Unidade de Produção Anual (UPA) do plano de manejo local e a realização do inventario das primeiras faixas da nova UPA, com a inserção das placas de identificação das árvores.

Capacitação

A etapa inicial do projeto também foi marcada por atividades de treinamento e capacitação nas Resex Mapuá e Arióca Pruanã.  Entre os dias 16 a 22 de novembro, a equipe técnica do IFT ofereceu 3 turmas do  curso de Técnicas Especiais Pré-Exploratórias (TPE) nos dois territórios. Em Arióca, a atividade ocorreu na comunidade Deus Proverá e contou com a participação de 37 manejadores, enquanto em Mapuá, os cursos foram realizados na comunidade Boa Esperança e Santíssima Trindade com participação 28  dos integrantes do grupo de manejadores.

                                      Participantes do curso de TPE, na Resex Arióca Pruanã

 

Nos treinamentos foram apresentadas as técnicas utilizadas para execução da delimitação e abertura de trilhas de orientação e planejamento da unidade de trabalho da UPA, Inventario florestal 100%, noções de elaboração de croqui e mapas manuais, seleção de árvores, além de noções do uso do GPS.

Sobre o IFT

Fundado em 2002, o IFT é um centro de excelência em manejo florestal na Amazônia Brasileira, que tem o objetivo de promover a adoção de boas práticas de Manejo Florestal na região Amazônica contribuindo para a conservação dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida da população. O instituto nasceu a partir da Fundação Floresta Tropical, FFT, estabelecida na Amazônia desde 1994 como uma subsidiária da ONG internacional Tropical Forest Foundation no Brasil. Desde 2006, o IFT é também reconhecido oficialmente pelo Governo Brasileiro como uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), e atua hoje em treinamento, extensão, pesquisa aplicada e estudos estratégicos.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário