Técnicas Especiais Pré-exploratórias

O curso de técnicas pré-exploratórias visa abordar os assuntos relacionados ao planejamento inicial das atividades de manejo florestal, incluindo a escolha e delimitação de áreas, a abertura das trilhas, a condução do inventário florestal, a organização de dados e a confecção de mapas – utilizando software de Sistemas de Informações Geográficas, no caso de empresas, ou mapas manuais, no caso de pequenos produtores familiares e comunidades. O curso pode servir, desta forma, tanto para empresas e comunidades florestais interessadas em realizar diretamente a exploração florestal como a produtores de diferentes tamanhos e escalas, interessados em ter melhor controle sobre seu estoque potencial de produtos florestais.

O manejo florestal envolve conhecer a floresta, saber o que ela tem a oferecer e o que pode ser aproveitado. Envolve também o planejamento de como vai explorar os recursos de forma que eles sempre se renovem e possam ser continuamente explorados, incluindo a utilização de técnicas adequadas para causar o menor impacto na floresta. Nesta capacitação, o participante entrará em contato com técnicas e métodos desenvolvidos pela equipe do IFT que atua há mais de 20 anos na Amazônia, tanto com apoio e assessoria à produtores florestais comunitários como empresariais.

As diretrizes curriculares da capacitação preveem a incursão do participante em duas etapas: teoria e prática, cujo os conteúdos perpassam temáticas como: Teoria sobre o uso de bússola; Teoria e prática de delimitação de Unidades de Trabalho e abertura de picadas; Teoria e prática de inventário florestal 100%; Teoria e prática de confecção de mapas e croquis; entre outras.

Com carga horária de aproximadamente 34 horas, o curso é realizado tanto no CMFRB quanto em áreas de manejo dos próprios contratantes.


Informações:

cursos@ift.org.br

Tel: +55 91 3202-8300/8317

End: Travessa São Pedro, 566. Edifício Carajás, sala 602. CEP: 66023-705

Batista Campos – Belém – Pará