Resex Arióca Pruanã ganha websérie sobre a importância do manejo sustentável

Resex Arióca Pruanã ganha websérie sobre a importância do manejo sustentável

A relação dos moradores da Reserva Extrativista Arióca Pruanã com o manejo florestal sustentável é o tema da websérie “Ideias que Florescem na Amazônia”, produzida pela STIHL. A série de 5 episódios retrata o trabalho do programa Florestas Comunitárias, realizado pelo Instituto Floresta Tropical (IFT) com o apoio da empresa, na Resex, localizada no município de Oeiras do Pará (PA).

O conteúdo mostra como o manejo sustentável é capaz de gerar renda ao mesmo tempo em que protege a floresta. O evento de pré-estreia, realizado no início deste mês, levou uma sessão de cinema até a comunidade para mostrar o resultado da websérie aos protagonistas da iniciativa antes do lançamento oficial. O público em geral poderá assistir ao conteúdo a partir desta quinta-feira, dia 20 de abril, com a publicação do primeiro episódio no canal do YouTube e nas demais redes sociais da marca.

 

Assista o primeiro episódio:

O gerente de Qualificação e Ações Socioambientais da STIHL, Raul Kriedte, destaca a importância de exaltar um projeto tão relevante sob o ponto de vista da sustentabilidade e do desenvolvimento socioeconômico local. “O evento de pré-estreia busca valorizar os principais envolvidos no projeto, os protagonistas da websérie e que também são os principais beneficiários da floresta”, relatou. Kriedte ainda explica como se dá parceria com o IFT: “A STIHL está conectada com o IFT há mais de 20 anos, realizando capacitação técnica aos profissionais locais que atuam no manejo sustentável nas florestas nativas e, desta forma, na conservação da região amazônica, para que possam executar um trabalho mais seguro, responsável e consciente”.

O engenheiro Florestal e coordenador do Programa Florestas Comunitárias do IFT, Marcelo Galdino, explica o que é e qual a importância do manejo sustentável. “É uma forma de administrar e extrair recursos florestais e, ao mesmo tempo, preservar a natureza, respeitar as comunidades e gerar renda. Mediante um plano sustentável, apresentado ao órgão licenciador, neste caso o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), apresenta-se as diretrizes do trabalho: como será a extração e o levantamento das árvores; onde estão as áreas de preservação permanentes e as áreas produtivas; quais espécies serão exploradas; entre outras informações técnicas. A cada seis árvores presentes na floresta, pode-se explorar uma. Mostramos que é possível exercer a vocação das comunidades locais e trabalhar com os recursos naturais sem degradar o meio ambiente”, conceitua.

O IFT é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com foco em questões florestais. Com a experiência adquirida no desenvolvimento de inúmeros projetos na Amazônia, a instituição reuniu novos esforços e assumiu outras nuances da conservação socioambiental, como o fortalecimento da organização social para a realização do manejo florestal comunitário e a governança florestal para estabelecer efetivamente as cadeias de valores dos produtos florestais de maneira a fortalecer a conservação ambiental. O histórico de parceria entre IFT e povos da floresta permeia a fundação do Instituto, que alcança, em 2012, com a implementação do Programa Florestas Comunitárias, importante relevância na agenda institucional.

 

Resex Arióca Pruanã

Desde 2017, o IFT em parceria com o Fundo Amazônia desenvolve ações de incentivo ao manejo florestal comunitário para uso e comercialização de madeira e açaí na Reserva Extrativista Arióca Pruanã. Localizada no município de Oeiras do Pará, região nordeste do estado, a Unidade de Conservação dispõe de uma área de 83.445 hectares. Nela moram 565 famílias, divididas em 27 comunidades que se organizam em seis polos comunitários.

 

Sobre a STIHL

A STIHL lidera o mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, com um mix completo de produtos de alta qualidade e durabilidade. Com produtos destinados ao mercado florestal, agropecuário, construção civil, conservação e jardinagem profissional, e doméstico, a empresa oferece uma ampla linha de ferramentas motorizadas portáteis que podem ser encontradas em mais de 4,9 mil pontos de venda distribuídos pelo Brasil. No país, a STIHL está localizada em São Leopoldo (RS), onde trabalham aproximadamente 3,7 mil colaboradores. A matriz do grupo fica na cidade de Waiblingen, na Alemanha. Reconhecida pela sua liderança tecnológica, inovação e qualidade de seus produtos, a empresa está presente em mais de 160 países por meio de canais de distribuição formados por mais de 40 mil pontos de vendas no mundo. Para atender ao mercado global, a STIHL conta com unidades produtivas na Alemanha, Brasil, EUA, Áustria, Suíça, China e Filipinas. A STIHL Brasil é certificada com a ISO 14001, ISO 9001 e a ISO 45001.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário