Programa de Desenvolvimento do Manejo Florestal Comunitário

Programa de Desenvolvimento do Manejo Florestal Comunitário

PROJETO: Programa de Desenvolvimento do Manejo Florestal Comunitário

ENTIDADE PARCEIRA: Doador prefere o anonimato

ANO: 2012 a 2013

RESUMO: O apoio proporcionado pelo doador visou fortalecer duas iniciativas chave do IFT: ações de capacitação e treinamento em manejo florestal e fortalecimento e consolidação da estrutura e das ações executadas pelo escritório do IFT localizado em Altamira, Pará. As iniciativas deram continuidade ao trabalho apoiado pelo doador em anos anteriores.

Foram treinadas e capacitadas pelo IFT 662 pessoas, entre empresários, trabalhadores florestais, comunitários, estudantes e atores chave do setor florestal, incluindo jornalistas e gestores de florestas públicas. As atividades foram desenvolvidas no CMFRB. Algumas ações realizadas fora do centro e atingiram 298 pessoas entre operadores de motosserra, skidder e trator, além de 125 comunitários.

O programa de bolsas do IFT, realizado desde 2011, também foi beneficiado com recursos e pode assistir um comunitário, uma estudante de nível técnico em florestas, uma estudante de engenharia florestal e uma engenheira florestal em atuação em projetos comunitários.

Como estratégia de fortalecimento institucional, o IFT contratou os serviços de uma empresa de comunicação para fortalecer sua marca e padronizar sua comunicação interna e externa.

O projeto ainda apoiou o Programa de Fortalecimento de Boas Práticas Agroflorestais na Amazônia Oriental (PAMA), desenvolvido pelo núcleo do IFT em Altamira e contribuiu com o início do processo, ainda em andamento, que resultará em modelos de manejo florestal realizado por comunidades florestais (acordo de cooperação técnica com cinco comunidades na Resex Verde para Sempre). O apoio do doador anônimo permitiu que as atividades do IFT, já em andamento, pudessem ser fortalecidas na região. Houve colaboração com feiras científicas e tecnológicas das redes estadual e municipal de municípios da Transamazônica, orientação de quatro alunos da região de Altamira para produção científica em temas ambientais e reestruturação do plano de comunicação do PAMA/IFT Altamira.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário