IFT recebe equipamentos doados pela STIHL

IFT recebe equipamentos doados pela STIHL

Representantes da empresa STIHL estiveram na tarde da última quinta-feira, 11, no escritório do Instituto Floresta Tropical, em Belém, para formalizar a entrega de diversos equipamentos destinados ao manejo florestal. A doação faz parte de um projeto firmado entre a companhia de ferramentas motorizadas e o IFT com o objetivo de fortalecer o manejo florestal comunitário na Reserva Extrativista Arióca Pruanã, localizada no município de Oeiras do Pará, nordeste paraense.

O acordo, assinado em novembro de 2019, prevê o fortalecimento das organizações locais, a doação de ferramentas e o aprimoramento técnico especializado aos manejadores comunitários. Além disso, o contrato também contemplou a associação de moradores da Resex com uma pequena embarcação motorizada. O veículo foi entregue em outubro do ano passado.

“Em complemento à embarcação já concedida à comunidade para deslocamentos técnicos, comerciais e sociais, a STIHL realizou a capacitação dos operadores, a entrega de máquinas e equipamentos para realização das atividades em campo, além de material escolar e entretenimento infantil da comunidade. Desta forma, completamos mais esta etapa do projeto com a certeza e satisfação de termos cumprido o propósito socioambiental estabelecido”, destaca Raul Kriedte, supervisor de Qualificação e Marketing da empresa.

Segundo Kriedte, o projeto foi internalizado pela Stihl Brasil como uma ação estratégica, tendo em vista o aumento do desmatamento e queimadas na Amazônia e a importância do Manejo Florestal como uma alternativa de conservar a floresta e desenvolver a economia local.

Em julho deste ano os representantes da empresa visitaram a comunidade e conheceram de perto a área de manejo da Resex. Na ocasião, os manejadores apresentaram a dinâmica do plano de manejo sustentável desenvolvido na Unidade de Conservação.  Todos os equipamentos doados ao IFT serão repassados para a Associação de Moradores da Resex ainda em novembro.

Além das ferramentas, também foram doados material escolar e entretenimento infantil (Foto: Acervo/IFT)

 

Marcelo Galdino, coordenador do programa Florestas Comunitárias, do IFT, destacou a importância da parceria com a STIHL e afirmou que os principais objetivos dessa iniciativa são o fortalecimento da organização social e promoção do manejo florestal na localidade. “O IFT e a STIHL são parceiros há mais de vinte anos.  A entrega da embarcação para a Resex Arióca Pruanã é mais uma importante conquista gerada através dessa parceria. Ela atende a um acordo firmado exclusivamente para a Resex, visando o desenvolvimento da produção agroextrativista feita pela comunidade”, explicou.

 

Arióca Pruanã

Desde 2017 o IFT em parceria com o Fundo Amazônia desenvolve ações de incentivo ao manejo florestal comunitário para uso e comercialização de madeira e açaí na Resex Arióca Pruanã. Localizada no município de Oeiras do Pará, região nordeste do estado, a Unidade de Conservação dispõe de uma área de 83.445 hectares. Na UC moram 565 famílias, divididas em 27 comunidades que se organizam em seis polos comunitários.

 

Sobre a STIHL

A STIHL lidera o mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, com um mix completo de produtos de alta qualidade e durabilidade. Com produtos destinados ao mercado florestal, agropecuário, construção civil, conservação e jardinagem profissional, e doméstico, a empresa oferece uma ampla linha de ferramentas motorizadas portáteis que podem ser encontradas em mais de 4 mil pontos de venda distribuídos pelo Brasil. No país, a STIHL está localizada em São Leopoldo (RS), onde trabalham aproximadamente 3,5 mil colaboradores. A matriz do grupo fica na cidade de Waiblingen, na Alemanha. Reconhecida pela sua liderança tecnológica, inovação e qualidade de seus produtos, a empresa está presente em mais de 160 países por meio de canais de distribuição formados por mais de 40 mil pontos de vendas no mundo. Para atender ao mercado global, a STIHL conta com unidades produtivas na Alemanha, Brasil, EUA, Áustria, Suíça, China e Filipinas.  Desde 2008, a STIHL Brasil é certificada com a ISO 14001 e a OSHAS 18001, ambas recertificadas em 2015. O Grupo STIHL é certificado com a ISO 9001.

 

Sem Comentários

Publicar Um Comentário