Projeto Valorização da Floresta finaliza obras de infraestrutura na Resex Mapuá, no Marajó

Projeto Valorização da Floresta finaliza obras de infraestrutura na Resex Mapuá, no Marajó

Iniciativa tem como objetivo fortalecer o manejo florestal comunitário na unidade de conservação

Moradores da Reserva Extrativista Mapuá, no município de Breves, arquipélago do Marajó, contam agora com uma nova estrutura destinada ao fortalecimento do Manejo Florestal Comunitário no território. O Instituto Floresta Tropical Johan Zweede (IFT), através do projeto Valorização da Floresta, concluiu, em julho deste ano, diversas instalações de apoio ao manejo florestal na unidade de conservação. Entre elas estão alojamentos, dormitórios, banheiros, refeitórios, almoxarifados, abastecimento de água, energia elétrica, sistema de comunicação via internet e escritórios, que garantem mais qualidade e suporte para as atividades de manejo local.

As obras tiveram o apoio técnico da equipe do IFT e supervisão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão da Resex. Ao todo foram 400 m² de área construída em dois núcleos de base ao manejo florestal.  O projeto atende a uma antiga demanda dos comunitários que integram a Cooperativa Agroextrativista dos Rios Mapuá e Aramã (COAMA) e do grupo de manejadores das comunidades Boa Esperança e Santíssima Trindade.

 Projeto finalizou as obras nos dois núcleos de base ao MFC na Resex (Foto: Acervo IFT)

 

Segundo o engenheiro florestal Iran Pires, coordenador de projetos do IFT, a entrega dos novos espaços ajuda a aprimorar condução do Manejo Florestal Comunitário na Resex Mapuá.

“A manutenção e ampliação da infraestrutura de acampamento como alojamentos, dormitórios, banheiros, refeitórios, almoxarifados, banheiros, sistema de energia e comunicação fazem toda a diferença para a qualidade do serviço realizado na comunidade ao colaborar para gestão das iniciativas de manejo e o suporte estrutural para os manejadores e parcerias estratégicas. A conclusão dessas obras é mais uma ação do projeto Valorização da Floresta, que é realizado tanto em Mapuá, quanto na Resex Arióca Pruanã”, destaca Iran.

 

Valorização da Floresta

Iniciado em outubro de 2023, o projeto ‘Valorização da Floresta’ tem como objetivo fortalecer o manejo florestal sustentável nas Reservas Extrativistas Arióca Pruanã e Mapuá, no Pará. A iniciativa integra o projeto Sustenta Bio – aliança pelo fortalecimento das economias da sociobiodiversidade em áreas protegidas, realizado pelo ICMBio, Vale e Fundo Vale em parceria com outras organizações que atuam na Amazônia. O projeto, financiado pelo Fundo Vale, prevê estruturação da produção madeireira local, a promoção de novas cadeias da sociobiodiversidade e o fortalecimento dos planos de manejo florestal comunitários nas unidades de conservação atendidas.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário