Técnicas especiais de corte de árvores e segurança em manejo florestal

O corte de árvores na exploração florestal é uma das atividades do manejo de florestas com a maior incidência de acidentes. Para evitar transtornos, é necessário dominar técnicas de corte e planejar estrategicamente a segurança em áreas de manejo florestal. O curso de técnicas de corte visa transmitir técnicas especiais desenvolvidas em mais de duas décadas de atuação na Amazônia pela equipe de instrutores do IFT. A proposta do curso é compartilhar conhecimentos específicos para aumentar a eficiência no corte, segurança e conforto no trabalho do corte de árvores na exploração florestal.

As técnicas visam direcionar a queda das árvores, propiciando maior aproveitamento das toras (menores desperdícios de madeira), minimizando os impactos à floresta e causando menores danos durante o corte às árvores que ficarão na floresta. O curso também aborda aspectos de manutenção de motosserras e técnicas para aumentar a vida útil destes equipamentos.

As diretrizes curriculares da capacitação preveem a incursão do participante em duas etapas: teoria e prática, cujo os conteúdos perpassam temáticas como: Tipos de motores e funcionamento; Manutenção diária, semanal e mensal; Uso e conservação de EPIs; Auditagem na floresta com os participantes (atividade de corte); Manuseio operacional adequado com motosserra; entre outras.

Com carga horária de aproximadamente 34 horas, o curso é realizado tanto no CMFRB quanto em áreas de manejo dos contratantes.


Informações:

cursos@ift.org.br

Tel: +55 91 3202-8300/8317

End: Travessa São Pedro, 566. Edifício Carajás, sala 602. CEP: 66023-705

Batista Campos – Belém – Pará