Técnicas de planejamento e operação de arraste em manejo florestal

O curso de planejamento de arraste objetiva ensinar técnicas que visam facilitar o arraste de toras na floresta e a orientar os operadores de máquinas pesadas. No planejamento do arraste, há a demarcação através de sinalização padronizada do caminho a ser percorrido pelo trator durante o arraste das toras ao pátio de estocagem. Para o empreendedor ou comunidade, o principal benefício que o curso pode propiciar é o aumento da produtividade e a diminuição dos custos operacionais do arraste.

Um experimento conduzido na Amazônia Oriental em 1996 demonstrou que o planejamento pode baixar os custos relativos ao arraste e operações de pátio em até 37% em comparação a exploração não-planejada. O planejamento também traz benefícios aos trabalhadores que poderão trabalhar em melhores condições de segurança e praticidade. Esta atividade é uma das mais importantes do manejo florestal, sendo necessário uma intensa supervisão e avaliação.

O objetivo do planejamento e operação de arraste é definir, através de sinais normalizados, a trilha a ser percorrida pelo trator florestal (skidder), facilitando a orientação do operador do trator durante o arraste das toras e aumentando a produtividade. As diretrizes curriculares da capacitação preveem a incursão do participante em duas etapas: teoria e prática, cujo os conteúdos perpassam temáticas como: Teoria de Planejamento de Ramais de Arraste; Prática de Planejamento de Ramais de Arraste; Prática de Operação de Arraste; entre outras.

Com carga horária de aproximadamente 34 horas, o curso é realizado tanto no CMFRB quanto em áreas de manejo dos contratantes.


Informações:

cursos@ift.org.br

Tel: +55 91 3202-8300/8317

End: Travessa São Pedro, 566. Edifício Carajás, sala 602. CEP: 66023-705

Batista Campos – Belém – Pará