MF-EIR para Técnicos Florestais

O curso de Manejo Florestal e Exploração de Impacto Reduzido para técnicos florestais é um curso de campo preparatório para estudantes de nível técnico, sendo inclusive parte do currículo formal de algumas escolas técnicas assistidas pelo IFT no Pará e no Amazonas. O MF não está aberto a participantes fora destas e de outras escolas que estejam formando novos técnicos florestais, agrícolas ou áreas correlatas. Técnicos florestais já atuando no setor são incentivados a se inscrever para o curso GM ou GE.

A formação de mão-de-obra qualificada e sensível às questões sociais e ambientais que envolvem a prática do manejo florestal é um dos pilares do programa de cursos desenvolvidos pelo IFT, o MF para técnicos florestais ocorre no centro de manejo florestal e apresenta técnicas de manejo para estudantes que mais tarde estarão apoiando ações em florestas e serão os responsáveis por executar a exploração florestal nos mais diversos ambientes.

As diretrizes curriculares da capacitação preveem a incursão do participante em duas etapas: teoria e prática, cujo os conteúdos perpassam temáticas como: Delimitação de UT e Abertura de Picadas; Inventário Florestal 100% e Corte de Cipós; Introdução e Práticas de Técnicas de Corte; Planejamento de Ramais de Arraste e Arraste; entre outros.

O curso tem carga horária de aproximadamente 80 horas. É realizado no CMFRB.


Informações:

cursos@ift.org.br

Tel: +55 91 3202-8300/8317

End: Travessa São Pedro, 566. Edifício Carajás, sala 602. CEP: 66023-705

Batista Campos – Belém – Pará