Certificação Florestal: The Amazon Alternative Program – TAA

Certificação Florestal: The Amazon Alternative Program – TAA

PROJETO: Certificação Florestal: The Amazon Alternative Program – TAA

ENTIDADE PARCEIRA: ICCO e Kerk in Actie (Holanda)

ANO: 2010 a 2013

RESUMO: O Programa TAA foi uma iniciativa conjunta do Forest Stewardship Council – FSC (Conselho de Manejo Florestal, da sigla em inglês), o governo Holandês, empresas florestais, organizações da sociedade civil dos Países Baixos, além de Brasil, Peru e Bolívia. O projeto fez parte da programação da Iniciativa Holandesa para o Comércio Sustentável (IDH) que estimula o desenvolvimento da sustentabilidade nas cadeias de valor.

O programa teve como objetivo aumentar a área total de floresta natural com a certificação FSC, estabelecendo a meta de alcançar 2,5 milhões de hectares de florestas certificadas na Amazônia e aumentar o volume de madeira com o selo FSC comercializada nos mercados da Holanda, da Europa e no próprio Brasil.

Os parceiros brasileiros neste projeto foram o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e o Instituto Floresta Tropical (IFT). As instituições realizaram algumas ações e cursos práticos sobre exploração de impacto reduzido e certificação florestal FSC® no Centro de Manejo Florestal Roberto Bauch (CMFRB), do IFT.

Além das atividades conduzidas em parceria com o Imaflora, o IFT conduziu ações de sensibilização sobre manejo e certificação florestal em comunidades e diversos treinamentos para empresas que executam o manejo florestal em florestas privadas e públicas por meio da concessão florestal. Em números, o IFT atingiu 63 pessoas com ações de sensibilização, 56 profissionais nos cursos sobre manejo florestal e certificação florestal e 271 trabalhadores florestais em ações de treinamento prático do manejo florestal, como treinamentos de técnicas de corte, operação de arraste e transporte de madeira. Algumas das empresas que receberam ações do IFT passaram por auditoria do FSC® e conseguiram certificar suas áreas.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário