Confira a agenda do IFT na COP30

Confira a agenda do IFT na COP30

Durante a Conferência Mundial do Clima, realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém, as ações desenvolvidas pelo Instituto Floresta Tropical Johan Zweede (IFT) serão apresentadas em quatro eventos paralelos à programação oficial da COP.  Na agenda estão um encontro promovido em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio); um debate em parceria com a Rede Pan-Amazônica pela Bioeconomia e o Museu Goeldi e duas atividades na Agrizone – zona dedicada à agricultura.

Para Paula Vanessa Silva, gerente de Sociobiodiversidade e Bioeconomia do IFT, os eventos ajudam a reforçar ao público em geral a atuação do instituto na defesa da floresta em pé.

“O IFT é uma referência internacional em disseminação e aprimoramento do manejo de florestas naturais na Amazônia. Ao longo de três décadas, a organização já qualificou mais de 8 mil pessoas na área de manejo florestal e acumula diversos projetos de fomento à agroecologia e ao manejo florestal comunitário na região amazônica. Por isso, entendemos essa agenda como uma excelente oportunidade de visibilidade do nosso trabalho”, destaca Silva.

 

Bioeconomia como setor chave na Pan-Amazônia

No dia 16 de novembro, às 15h30, o IFT participa do debate “Bioeconomia como setor chave na Pan-Amazônia”.  A ação da Rede Pan-Amazônica pela Bioeconomia, em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi, discutirá as estratégias de promoção da bioeconomia a partir do olhar dos desafios das florestas tropicais.

O evento, que abre a agenda de atividades do IFT na COP30, ocorrerá no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, localizado no bairro da Terra Firme.

 

Agrizone

Também no dia 16 de novembro, às 10h, na Agrizone, realizada na sede da Embrapa Amazônia Oriental, no bairro do Marco, o IFT participa da atividade “O manejo de florestas naturais da Amazônia enquanto solução em escala para a conservação das florestas tropicais e para a geração de cadeias produtivas sustentáveis”.

A AgriZone ocorrerá na sede da Embrapa Amazônia Oriental, paralelo à programação oficial da COP30, em Belém (Foto: Reprodução / Embrapa)

 

O encontro, promovido em parceria com a CONFLORESTA – Associação Brasileira de Empresas Concessionárias Florestais e a Embrapa, discutirá a importância do manejo florestal e das concessões de florestas públicas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e para impulsionar o mercado de produtos e serviços responsáveis.

No dia 19 de novembro, às 12h40, na Agrizone, o Instituto participa do evento “Floresta é alimento, casa e saúde: Manejo Florestal Comunitário e Familiar para o Bem-viver Amazônico”.

A iniciativa, realizada em parceria com o Centro de Pesquisa Florestal Internacional, o Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal (CIFOR-ICRAF) e a Embrapa, mostrará a relevância do manejo florestal comunitário e familiar de uso múltiplo da floresta enquanto solução para a geração de renda, melhoria da qualidade de vida, estabilidade climática e produção sustentável em territórios coletivos da Amazônia brasileira.

 

Encontro Amazônico de Facilitadores da Bioeconomia

Já nos dias 18 e 19 de novembro, O IFT promove, em parceria com a UFRA e o Ideflor-Bio, o primeiro Encontro Amazônico de Facilitadores da Bioeconomia. O evento reunirá pesquisadores, organizações do terceiro setor e lideranças comunitárias que atuam no desenvolvimento de cadeias de valor da sociobiodiversidade na região.

O encontro, realizado na sede do Ideflor-Bio, no bairro Curió-Utinga, busca ampliar o protagonismo de lideranças comunitárias rurais da Amazônia, para promover a troca de experiências, desafios e demandas relacionadas ao desenvolvimento da sociobiodiversidade em seus territórios.

 

Confira a agenda detalhada abaixo:

 

EVENTO DIA HORA LOCAL
Bioeconomia como setor chave na Pan-Amazônia

____________________

16/11

 

15h0 – 16h30 no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, no bairro da Terra Firme.

 

O manejo de florestas naturais da Amazônia enquanto solução em escala para a conservação das florestas tropicais e para a geração de cadeias produtivas sustentáveis

______________________

16/11 10h – 11h AgriZone – sede da Embrapa Amazônia Oriental, no bairro do Marco
Floresta é alimento, casa e saúde: Manejo Florestal Comunitário e Familiar para o Bem-viver amazônico

___________________

19/11 12h40 – 13h55 AgriZone – sede da Embrapa Amazônia Oriental, no bairro do Marco
Encontro Amazônico de Facilitadores da Bioeconomia

 

18 e 19/11 8h – 17h sede do Ideflor-Bio, no bairro Curió-Utinga

 

 

 

 

 

 

Sem Comentários

Publicar Um Comentário