Identificação de Árvores na Exploração Florestal

O TI é voltado a profissionais cuja identificação de espécies arbóreas no MF seja importante para o desenvolvimento de suas funções, como estudantes, pesquisadores, parabotânicos e identificadores práticos.  O identificador é um profissional que tem como tarefa reconhecer, coletar e identificar as árvores na floresta através de sua experiência e vivência. O curso apresenta os passos necessários para que os participantes possam cumprir a missão de reconhecer árvores em ambientes altamente isolados. O IFT considera importante manter o curso em sua agenda por entender que a capacitação e aperfeiçoamento das técnicas de identificação são fundamentais para que o manejo florestal seja executado da melhor forma possível.

O curso não é oferecido de forma regular pelo IFT, mas pode ser fechado através da demanda de um grupo específico (12-15 pessoas).

As diretrizes curriculares da capacitação preveem a incursão do participante em duas etapas: teoria e prática, cujo os conteúdos perpassam temáticas como: Conceituar o estudo dendrológico e botânico, e suas relações de trabalho, quanto à determinação das espécies arbóreas; Redação correta da nomenclatura científica e usos de nomes populares; Reconhecer e caracterizar os elementos morfológicos da árvore para diferenciação dendrológica e botânica; Herbário e Coleções Biológicas; entre outras.

O curso é realizado tanto no CMFRB quanto em áreas de manejo dos próprios contratantes.


Informações:

cursos@ift.org.br

Tel: +55 91 3202-8300/8317

End: Travessa São Pedro, 566. Edifício Carajás, sala 602. CEP: 66023-705

Batista Campos – Belém – Pará