IFT capacita funcionários da concessionária da Floresta Nacional do Jamari

IFT capacita funcionários da concessionária da Floresta Nacional do Jamari

O programa de capacitação e treinamento do Instituto Floresta Tropical Johan Zweede (IFT) promoveu, entre os dias 27 de maio a 3 de junho, dois cursos de planejamento e execução operacional na Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia. As atividades, destinadas aos colaboradores da empresa Madeflona, responsável pela concessão florestal na unidade de conservação, localizadas nos municípios de Itapoã do Oeste e Cujubim, reuniram 35 participantes.

O primeiro curso, de Técnicas de Planejamento e Operação de Arraste em Manejo Florestal (TOA), foi realizado nos dias 27 a 30 de junho e reuniu a maioria dos colaboradores da concessionária. O segundo, o Técnicas de Planejamento e Construção de Pátios, Estradas e Infraestruturas em Manejo Florestal (TOI), ocorreu entre os dias 29 de maio a 3 de junho e capacitou profissionais que são operadores de trator de esteiras, motoniveladora, motosserras (traçamentos) e colaboradores envolvidos na instalação, em campo, dos planejamentos das infraestruturas.

Planejamento de arraste

Os treinamentos foram coordenados pelos instrutores técnicos Iran Pires, André Miranda e Paulo Ferreira. No curso de planejamento de arraste, os instrutores apresentaram metodologias para facilitar o arraste de toras na floresta, além de técnicas de planejamento e sinalização padronizada para aumentar a produtividade e a diminuir os custos operacionais do arraste.

Segundo Iran Pires, o planejamento pode baixar os custos relativos ao arraste e operações de pátio em até 37% em comparação a exploração não-planejada. “O planejamento também traz benefícios aos colaboradores que poderão trabalhar em melhores condições de segurança e praticidade. Esta atividade é uma das mais importantes do manejo florestal, sendo necessário uma intensa supervisão e avaliação”, afirma.

O objetivo do planejamento e operação de arraste é definir, através de sinais normalizados, a trilha a ser percorrida pelo trator florestal (skidder), facilitando a orientação do operador  durante o arraste das toras e aumentando a produtividade. As diretrizes curriculares da capacitação preveem a incursão do participante em duas etapas: teoria e prática, cujo os conteúdos perpassam temáticas como Teoria de Planejamento de Ramais de Arraste e Prática de Planejamento de Ramais de Arraste e a execução do Arraste pelos diferentes tipos de equipamentos disponíveis.

Planejamento em estradas e infraestruturas

O curso de Técnicas de Planejamento e Construção de Pátios, Estradas e Infraestruturas em Manejo Florestal teve como público-alvo os operadores de máquinas e tratores da concessionária (motoniveladora, trator de esteiras, rolo compactador, motosserras, etc). Durante a capacitação foram abordadas as principais técnicas de planejamento na construção das infraestruturas otimizadas e permanentes, incluindo as estruturas de drenagem e a conservação/manutenção destas estruturas.

O curso TOI teve como público-alvo os operadores de máquinas e tratores da concessionária (Foto: Acervo IFT)

 

“O treinamento também abordou os procedimentos de segurança no trabalho de seus métodos de implementação, além de explanações sobre o funcionamento e manutenção de máquinas pesadas”, explicou Iran.

Para os colaboradores da empresa Madeflona que já participaram das atividades de capacitação do IFT os treinamentos funcionam como uma atualização e reciclagem desses conhecimentos. Para os novos manejadores que chegam ao empreendimento, os cursos são uma oportunidade para compreender das técnicas, os planejamentos e a dinâmica do manejo florestal no território.

Flona do Jamari

A Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia, foi a primeira área federal destinada concessão florestal e à exploração sustentável de madeira no Brasil. A reserva abrange os municípios de Itapuã do Oeste (RO) e Cujubim (RO). Segundo o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o território possui uma área aproximada de 220 mil hectares, dos quais 96 mil estão sob a concessão federal.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário