Manuais e Cartilhas

Encarte – Inventário 100% Florestal em EIR  

 

A publicação destaca a importância do Censo Florestal 100%, uma etapa fundamental para o planejamento do manejo florestal. É a partir desta fase que conhecemos o potencial florestal, por meio de um levantamento detalhado na Unidade de Trabalho (UT).

A partir de diversas ilustrações e com uma linguagem simples e didática, o Guia detalha o passo a passo da construção de inventários de produtos florestais não-madeireiros com base na organização, economia, sustentabilidade e segurança da atividade de campo.

Encarte – Planejamento de Arraste e Arraste Florestal 

 

O encarte destaca o planejamento de arraste e as operações de pátio, etapas que compõe a fase Exploratória do Manejo com Exploração de Impacto Reduzido (EIR). Nesta fase são definidos sistemas tecnológicos, caminhos e equipamentos que possibilitam a retirada das toras/troncos dos seus locais de corte direcional para locais de armazenamento temporário definidos na etapa Pré-Exploratória.

Encarte – Planejamento e Construção da Delimitação em Áreas Florestais 

A unidade de produção Anual (UPA) e Unidade de Trabalho (UT) fazem parte da etapa Pré-Exploratória do Manejo Florestal com Exploração de Impacto Reduzido. O encarte mostra que a realização dessas atividades exige mão de obra qualificada e atenção à Segurança e Saúde no Trabalho, em virtude de riscos relacionados à floresta.

Encarte – Planejamento e Construção de Infraestruturas florestais em EIR

Este encarte destaca o planejamento e a construção de infraestruturas, atividades essenciais que compõe a fase Pré-Exploratória do Manejo com Exploração de Impacto Reduzido. O informativo esclarece como e onde são planejadas e construídas as infraestruturas que possibilitam a exploração racional da Área de Manejo Florestal.

Encarte – Técnicas de Corte Direcional em Exploração de Impacto Reduzido (EIR)

O corte de árvores é a primeira atividade
exploratória na Exploração de Impacto
Reduzido, influenciando decisivamente
no planejamento e operação de arraste. Este encarte traz informações sobre técnicas de corte e orientações a respeito de ferramentas gerenciais  e
operacionais em atividades de EIR.

As concessões de de florestas públicas na Amazônia Brasileira 

Um manual para pequenos e médios produtores florestais. O objetivo deste Manual é esclarecer as dúvidas dos produtores florestais da Amazônia sobre o processo de concessão florestal, em especial dos de pequeno e médio porte, além dos extensionistas e demais profissionais que apoiam associações e cooperativas comunitárias florestais.

Cartilha de Programas de Saúde – Doenças Crônicas e Prevenção de Acidentes

Com o objetivo de fortalecer, informar e apoiar as instituições e profissionais que têm como dever prestar serviços de saúde às populações rurais de Almeirim, a cartilha traz informações sobre a saúde no Brasil, higiene, vacinação e outros.

Cartilha de Saúde e Meio Ambiente – Doenças Infecciosas e Parasitarias

Contém informações sobre prevenção, planejamento familiar, bem-estar social e atendimentos de enfermagem, discutidos no âmbito do projeto Almeirim Sustentável. para fornecer dicas de saúde que podem auxiliar no dia-a-dia das comunidades.

Cartilha – Dendrometria básica aplicada em florestas naturais da Amazônia

Pretende auxiliar os pequenos produtores florestais, as associações e cooperativas comunitárias que trabalham com venda de madeira em pé ou em tora. A abordagem se dá por meio de métodos práticos para melhor entendimento ao romanear (cubar) ou calcular a produção de madeira em um empreendimento florestal.

Cartilha de Saúde – Projeto Almeirim Sustentável

Criada para levar informações sobre alguns temas discutidos nas comunidades (prevenção, planejamento familiar, bem-estar social e atendimentos de enfermagem) no âmbito do projeto Almeirim Sustentável, além de fornecer dicas de saúde que podem auxiliar no dia-a-dia das populações tradicionais.

Cooperativas Agroextrativistas

Essa publicação é um esforço de sistematização e análise de toda a experiência institucional do IFT, tanto na assessoria de organizações agroextrativistas na Amazônia em suas escolhas produtivas quanto na estruturação de seus negócios comunitários sustentáveis.

Manual Técnico 3

Técnicas Pré-Exploratórias para o Planejamento da Exploração de Impacto Reduzido no Manejo Florestal Comunitário e Familiar. As técnicas apresentadas no manual foram adaptadas à realidade dos pequenos produtores florestais e comunidades florestais e são descritas em uma linguagem de fácil compreensão. Nosso objetivo é capacitar o pequeno produtor e sensibilizá-lo sobre a necessidade de conservar a floresta em pé.

Manual Técnico 2

Manejo de florestas naturais da Amazônia – Corte, traçamento e segurança. Este manual é voltado a gestores, profissionais liberais, técnicos, engenheiros, instrutores de manejo florestal e coordenadores de campo envolvidos no planejamento e execução das atividades de corte e traçamento de árvores.

Manual Técnico 1

Procedimentos simplificados em segurança e saúde do trabalho no manejo florestal. Foi concebido para ser aplicado pelos funcionários florestais em geral, encarregados operacionais, empreiteiros, autônomos, comunidades fazendo a exploração e terceiros.

Manual Informativo Técnico 3

As Concessões de Florestas Públicas na Amazônia Brasileira: como concorrer a uma concessão florestal? São apresentados os principais indicadores e parâmetros utilizados para a qualificação de propostas técnicas e financeiras de acesso às concessões, com foco nas concessões de âmbito federal em andamento.

Manual Informativo Técnico 2

As Concessões de Florestas Públicas na Amazônia Brasileira: a lei de gestão de florestas públicas e o panorama das concessões florestais na Amazônia brasileira. Apresenta detalhes dos princípios e modelos de gestão estabelecidos na LGFP e um apanhado sobre as atuais concessões florestais na Amazônia brasileira.

Manual Informativo Técnico 1

Manejo Florestal e Exploração de Impacto Reduzido em Florestas Naturais de Produção na Amazônia. Aborda as técnicas e as práticas de bom manejo de florestas naturais amazônicas. Tais práticas se aplicam tanto ao manejo para a produção florestal em concessões florestais como em terras particulares.