The Amazon Alternative Program – TAA / Programa “A Alternativa Amazônica”

The Amazon Alternative Program – TAA / Programa “A Alternativa Amazônica”

Projeto: The Amazon Alternative Program – TAA / Programa “A Alternativa Amazônica”

Período de execução: 2012-2013

Parceria: Parceria público-privada de empresas florestais e madeireiras, escritórios nacionais do FSC, ONGs, instituições financeiras, órgãos de certificação e instituições governamentais.

Resumo do projeto: O Programa TAA foi uma iniciativa conjunta do Forest Stewardship Council – FSC (Conselho de Manejo Florestal, da sigla em inglês), o governo Holandês, empresas florestais, organizações da sociedade civil dos Países Baixos, além de Brasil, Peru e Bolívia. O projeto fez parte da programação da Iniciativa Holandesa para o Comércio Sustentável (IDH) que estimula o desenvolvimento da sustentabilidade nas cadeias de valor.
O programa teve como objetivo aumentar a área total de floresta natural com a certificação FSC, estabelecendo a meta de alcançar 2,5 milhões de hectares de florestas certificadas na Amazônia e aumentar o volume de madeira com o selo FSC comercializada nos mercados da Holanda, da Europa e no próprio Brasil.

Nos últimos anos, a certificação FSC – uma das ferramentas que assegura a legalidade das operações florestais – apresentou um crescimento abaixo do esperado na Amazônia brasileira, tanto em áreas privadas quanto comunitárias. No Brasil, a meta do programa foi certificar dois milhões de hectares de florestas e aumentar o incremento de venda de madeira certificada no mercado local e de exportação de madeira certificada para Europa.
Para alcançar os resultados previstos, foram realizados levantamentos para identificar e mapear empresas e comunidades com potencial de acesso às concessões e à certificação; oficinas para sensibilização de empreendimentos florestais; treinamentos em manejo e certificação florestal; treinamento para concorrer às concessões, cadeia de custódia e aspectos sociais da certificação, para empresas e comunidades; auditorias iniciais de certificação modular para comunidades; publicações sobre concessão florestal; estudos de mercado para produtos não madeireiros e madeireiros no mercado interno e externo.

Os parceiros brasileiros neste projeto foram o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e o Instituto Floresta Tropical (IFT). As instituições realizaram algumas ações e cursos práticos sobre exploração de impacto reduzido e certificação florestal FSC® no Centro de Manejo Florestal Roberto Bauch (CMFRB), do IFT.
Além das atividades conduzidas em parceria com o Imaflora, o IFT conduziu ações de sensibilização sobre manejo e certificação florestal em comunidades e diversos treinamentos para empresas que executam o manejo florestal em florestas privadas e públicas por meio da concessão florestal. Em números, o IFT atingiu 63 pessoas com ações de sensibilização, 56 profissionais nos cursos sobre manejo florestal e certificação florestal e 271 trabalhadores florestais em ações de treinamento prático do manejo florestal, como treinamentos de técnicas de corte, operação de arraste e transporte de madeira. Algumas das empresas que receberam ações do IFT passaram por auditoria do FSC® e conseguiram certificar suas áreas.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário