Representantes do IFT participam de evento sobre manejo florestal sustentável

Representantes do IFT participam de evento sobre manejo florestal sustentável

Pesquisadores do setor florestal e representantes de entidades empresariais, governamentais e sociedade civil se reuniram nos dias 4 e 5 de junho, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental), em Belém, para discutir a produção e o consumo sustentável de madeira extraídas de florestas naturais. O evento, denominado de “Agenda Positiva Para o Manejo Florestal Sustentável” foi marcado por apresentações de painéis, grupos de trabalho e plenárias que debateram o presente e o futuro da cadeia produtiva madeireira na Amazônia.

Referência em manejo florestal sustentável, o Instituto Floresta Tropical (IFT) apresentou em diversos espaços da programação sua expertise técnica acumulada em 24 anos de atuação na Amazônia. No primeiro painel do evento, o engenheiro florestal e secretário executivo do IFT,  Iran Pires, destacou o papel do ensino, capacitação e extensão para garantir o manejo sustentável da floresta. Na apresentação, o gestor ressaltou as transformações que ocorreram nos cursos do setor florestal nas duas últimas décadas e quais os efeitos dessas mudanças no cenário atual.

“As transformações que ocorreram ao longo desses vinte e poucos anos dos cursos engenharias florestal e ambiental impactaram diretamente na formação e atuação desses profissionais. Houve uma explosão na oferta de cursos técnicos e universitários desse setor, mas sem a respectiva capacidade de absorção pelo mercado. Além disso, notamos que a metodologia usada em alguns centros de ensino tem deixado o profissional do setor florestal muito generalista, sem contato com realidade do mercado e absorvido muitos estudantes com pouca aptidão vocacional para vivencia de campo”, explicou Iran.

Iran Pires, destacou o papel do ensino, capacitação e extensão para garantir o manejo sustentável da floresta. (Foto: Comunicação/IFT)

O secretário executivo do IFT defendeu uma revisão da política nacional de ensino, pesquisa e qualificação do setor florestal. Segundo ele, com o passar do tempo a metodologia desses cursos se afastou completamente da vivência profissional. “Por isso é preciso rever a grade curricular dos cursos técnicos e de engenharia florestal, investir mais nos bons cursos nem que para isso tenhamos que reduzir número de unidades público alvo. É possível avançar, sensibilizar as empresas florestais para a importância de terem profissionais preparados em seus quadros e fazer com que haja menos romantismo e mais pragmatismo na formação e na atuação dos profissionais do setor florestal”, destacou.

O segundo painel abordou a produção madeireira em áreas privadas, produção comunitária e concessões florestais. Na apresentação, a pesquisadora associada do IFT Ana Luiza Violato Espada destacou as experiências positivas do manejo de florestas comunitárias na Amazônia, ressaltando o trabalho de expertise técnica do IFT nessas comunidades. A programação contou ainda com um painel sobre licenciamento e monitoramento de Planos de Manejo Florestal e outro sobre certificação, mercado e políticas públicas para o setor madeireiro, mediado pela coordenadora do Programa Florestas Comunitárias do IFT, Ana Carolina Vieira.

O evento Agenda Positiva Para o Manejo Florestal Sustentável é uma realização da Embrapa por meio dos projetos Bom Manejo 2, Remafor e da Rede TmFO. O encontrou gerou um documento elaborado de forma coletiva pelos representantes da cadeia produtiva da madeira do Pará. O relatório, disponível aqui, será enviado aos diversos setores para potencializar a produção madeireira, com garantia desenvolvimento, fonte de renda a região e preservação ambiental.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário