Projeto Florestas Comunitárias é destaque na rádio Digital Mix

Projeto Florestas Comunitárias é destaque na rádio Digital Mix

As ações de manejo florestal sustentável desenvolvidas pelo projeto Florestas Comunitárias do Instituto Floresta Tropical foram destaques na edição desta segunda-feira, 09/08, do informativo “Nosso Programa”, da rádio web Digital Mix. Em entrevista concedida ao jornalista Plácido Ramos, o engenheiro florestal Marcelo Galdino, coordenador do projeto, falou sobre a atuação do IFT nas Reservas Extrativistas Mapuá, Arióca Pruanã e Terra Grande Pracuúba, localizadas na região do Marajó, no Pará.

Marcelo explicou que as experiências de manejo sustentável nessas comunidades são reflexo da organização local e dos Planos de Manejo Florestal Sustentáveis (PMFS), que começaram a ser elaborados no ano de 2018 a partir de uma oficina do IFT destinada ao grupo de manejadores locais. “Todo o processo de elaboração do plano de manejo contou com a participação da comunidade. Desde a primeira reunião até a finalização do plano, tudo foi feito de forma participativa, ouvindo os manejadores”, afirmou.

Segundo Galdino, o  “Florestas Comunitárias” tem o objetivo de apoiar a implementação de modelos de manejo florestal comunitário para uso e comercialização de madeira e açaí nas localidades atendidas. O projeto conta com o apoio financeiro do BNDES, por meio do Fundo Amazônia, e com as parcerias institucionais da Caterpillar, Keila Florestal e Stihl.

Acompanhe abaixo a entrevista completa:

Sem Comentários

Publicar Um Comentário