Projeto atendido pelo IFT é destaque na revista Conexão STIHL

Projeto atendido pelo IFT é destaque na revista Conexão STIHL

   O projeto de manejo madeireiro sustentável atendido pelo o Instituto Floresta Tropical (IFT) na Reserva Extrativista Arióca Pruanã, no Pará, foi destaque na edição 101 da revista digital Conexão Stihl, informativo trimestral produzido pela Stihl Ferramentas Motorizadas Ltda. A publicação ressaltou a entrega de uma lancha voadeira doada pela empresa. destinada exclusivamente para as ações de manejo da unidade de conservação.

    A entrega do veículo, realizada no final do ano passado, faz parte de um projeto firmado com o IFT, que prevê o fortalecimento das organizações locais e a promoção do manejo florestal na localidade. “Essa embarcação será fundamental para o desenvolvimento das atividades de manejo florestal na nossa unidade de conservação”, afirmou Mauro Gomes, presidente da Associação dos Moradores da Resex Arióca Pruanã (AMOERAP).

   “O IFT e a STIHL são parceiros há vinte anos.  A entrega da embarcação para a Resex Arióca Pruanã é mais uma importante conquista gerada através dessa parceria”, afirma Marcelo Galdino, coordenador do programa Florestas Comunitárias, do IFT.

   De acordo com o gerente de qualificação e projetos socioambientais, Raul Kriedte, a relação de parceria com o IFT prevê também doação de ferramentas e qualificação técnica. “O nosso objetivo vai além da doação material. Enxergamos o valor que o meio de transporte agregará para a Resex Arióca Pruanã sob o ponto de vista social e econômico, envolvendo mulheres e jovens na criação de uma cooperativa para comercialização de madeira e de açaí, produzidos através do manejo florestal sustentável”.

    A matéria completa da revista pode ser lida aqui.

 

Arióca Pruanã

Desde 2017 o IFT em parceria com o Fundo Amazônia desenvolve ações de incentivo ao manejo florestal comunitário para uso e comercialização de madeira e açaí na Resex Arióca Pruanã. Localizada no município de Oeiras do Pará, região nordeste do estado, a Unidade de Conservação dispõe de uma área de 83.445 hectares. Na UC moram 565 famílias, divididas em 27 comunidades que se organizam em seis polos comunitários

Sem Comentários

Publicar Um Comentário