Produção científica do IFT será apresentada no Congresso Mundial da IUFRO

Produção científica do IFT será apresentada no Congresso Mundial da IUFRO

Colaboradores e pesquisadores associados do Instituto Floresta Tropical (IFT) submeteram e vão apresentar resultados de investigações científicas sobre processos e etapas do manejo florestal sustentável e exploração de impacto reduzido desenvolvidos pela instituição no XXV Congresso Mundial da IUFRO (International Union of Forest Research Organizations). O evento, cujo tema é “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”, será realizado em Curitiba (PR) do dia 29 de setembro a 05 de outubro. É a primeira vez que o congresso ocorre na América Latina.

A organização internacional do congresso é conduzida pela IUFRO e os organizadores nacionais são Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. São esperados cerca de três mil participantes. Na ocasião, serão discutidos diversos aspectos ligados à pesquisa florestal. O Congresso é uma oportunidade para trocar experiências e descobrir inovações tecnológicas, assim como para atualização sobre os mais recentes resultados de pesquisa e as tendências para o futuro da pesquisa florestal e agroflorestal no mundo.

Sobre a IUFRO

A União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO, na sigla em inglês) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, criada em 1892. É a rede global de cooperação em ciências florestais que reúne, de forma voluntária, mais de 15.000 cientistas em quase 700 organizações associadas, em 126 países.

A IUFRO também é parte da CPF (Parceria Colaborativa em Florestas), um grupo formado no âmbito do Fórum de Florestas das Nações Unidas (UNFF) e que reúne 14 organizações internacionais, instituições e secretariados de convenções internacionais em torno da agenda global sobre florestas.

O primeiro congresso mundial da IUFRO ocorreu em Viena, na Áustria, em 1893, e o vigésimo quarto e último, em Salt Lake City, EUA, em 2014. Os congressos são interdisciplinares, integradores em conteúdo científico e reúnem cientistas, professores, estudantes, empresas florestais, tomadores de decisão e outros atores. Nessas ocasiões são criadas oportunidades para discussões relacionadas a áreas prioritárias de pesquisa, política e gestão florestal.

Trabalhos científicos aprovados pelo IFT

Título: Sistemas alternativos para o transporte primário de pranchas de madeira no manejo florestal sustentável de baixa intensidade

Painel: Inovações tecnológicas para manejo de florestas nativas em diferentes biomas brasileiros.

Autores: Iran Pires; João Melo; Ana Carolina Vieira; Ana Luiza V. Espada; Elias Serejo.

Título: Produção de telhas de madeira (cavacos) por comunidades rurais da Amazônia: uma alternativa de renda para o pequeno produtor florestal no manejo florestal comunitário e familiar.

Painel: Inovações tecnológicas para manejo de florestas nativas em diferentes biomas brasileiros.

Autores: César Pinheiro, Junia Ruggiero, Benedito “Pacatuba” de Souza, Paulo Bittencourt, Marco Lentini; Ana Luiza V Espada.

Título: Mulheres e Floresta: avanços e desafios para o reconhecimento do papel das mulheres na governança florestal na Amazônia.

Painel: Florestas para as Pessoas

Seção: A6a Mulheres e Florestas: promovendo a igualdade de gênero conectando pesquisa, políticas públicas e manejo florestal nos trópicos.

Autores: Ana Luiza Violato Espada; Ana Carolina C. Vieira.

Título: Governança Socioambiental em Reservas Extrativistas: uma estratégia para gestão coletiva de Unidades de Conservação na Amazônia.

Painel: Florestas para as Pessoas

Seção: A6g Povos indígenas e tradicionais e suas florestas: Conhecimento, gestão e governança para os objetivos do desenvolvimento sustentável

Autores: Ana Carolina C. Vieira; Ana Luiza Violato Espada; Elias Serejo

Saiba mais sobre o congresso: iufro2019.com

Sem Comentários

Publicar Um Comentário