Pesquisadores do IFT apresentam trabalho no Congresso Mundial da IUFRO

Pesquisadores do IFT apresentam trabalho no Congresso Mundial da IUFRO

Quatro trabalhos científicos produzidos por pesquisadores do Instituto Floresta Tropical foram apresentados na 25ª edição do Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO), realizado entre os dias 29 de setembro a 05 de outubro, em Curitiba/PR. Entre os temas apresentados pelos profissionais da instituição estiveram as inovações tecnológicas para manejo de florestas nativas, a produção de telhas de madeira por comunidades rurais da Amazônia, a governança socioambiental e o papel das mulheres e no manejo florestal.

Realizado pela primeira vez na América Latina, o Congresso da IUFRO é considerado o maior fórum de discussão técnica e científica de pesquisa florestal do mundo. Neste ano o evento reuniu mais de 2.300 pesquisadores, estudantes e profissionais da área.

Para a coordenadora de projetos do IFT, Ana Carolina Vieira, o fórum é uma importante oportunidade para trocar experiências e conhecimentos sobre inovações tecnológicas e o futuro da pesquisa florestal. “O congresso envolve pesquisadores de todo o mundo e as trocas revelam as necessidades de aprofundamento da pesquisa e temas importantíssimos como a bioeconomia e a equidade de gênero no setor florestal”, destaca a gestora.

Acompanhe os trabalhos do IFT e os nomes dos autores selecionados para o Congresso:

 

1. Título: Sistemas alternativos para o transporte primário de pranchas de madeira no manejo florestal sustentável de baixa intensidade

IUFRO Painel: Inovações tecnológicas para manejo de florestas nativas em diferentes biomas brasileiros.

Autores: Iran Pires; João Melo; Ana Carolina Vieira; Ana Luiza V. Espada; Elias Serejo.

 

 

2. Título: Produção de telhas de madeira (cavacos) por comunidades rurais da Amazônia: uma alternativa de renda para o pequeno produtor florestal no manejo florestal comunitário e familiar.

IUFRO Painel: Inovações tecnológicas para manejo de florestas nativas em diferentes biomas brasileiros.

Autores: César Pinheiro, Junia Ruggiero, Benedito “Pacatuba” de Souza, Paulo Bittencourt, Marco Lentini; Ana Luiza V Espada.

 

 

3. Título: Mulheres e Floresta: avanços e desafios para o reconhecimento do papel das mulheres na governança florestal na Amazônia.

IUFRO Painel: Florestas para as Pessoas

Seção: AMulheres e Florestas: promovendo a igualdade de gênero conectando pesquisa, políticas públicas e manejo florestal nos trópicos.

Autores: Ana Luiza Violato Espada; Ana Carolina C. Vieira.

 

 

4. Título: Governança Socioambiental em Reservas Extrativistas: uma estratégia para gestão coletiva de Unidades de Conservação na Amazônia.

IUFRO Painel: Florestas para as Pessoas

Seção: Povos indígenas e tradicionais e suas florestas: Conhecimento, gestão e governança para os objetivos do desenvolvimento sustentável

Autores: Ana Carolina C. Vieira; Ana Luiza Violato Espada; Elias Serejo

Ana Luiza Violato Espada, pesquisadora associada do IFT, durante apresentação de trabalho (Foto: Divulgação)

 

Pesquisadoras debatem sobre a igualdade de gênero na pesquisa florestal (Foto: Divulgação)

IUFRO –  A 25ª edição do Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal teve como tema “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”. O evento contou com plenárias com palestrantes de renome mundial, subplenárias, sessões técnicas com apresentações de mais de 4 mil trabalhos em forma oral e pôster, excursões técnicas e reuniões paralelas. Toda a programação está distribuída em cinco temas estratégicos: “Florestas para as Pessoas”; “Florestas e Mudanças Climáticas”; “Florestas e Produtos Florestais para um Futuro Mais Verde”; “Biodiversidade, Serviços Ambientais e Invasões Biológicas”; e “Florestas, Interação com o Solo e Água”.

 

Sem Comentários

Publicar Um Comentário