MAFLOPS

MAFLOPS

Projeto: MAFLOPS

Período de execução: 2012-2013

Parceria: Fundação Moore

Resumo do projeto: O projeto MAFLOPS foi assim denominado por se tratar da empresa que atuava juntamente com as associações de beneficiários da reforma agrária em assentamentos na região da BR-163, no estado do Pará. O objetivo do projeto foi capitalizar as operações entre a empresa escolhida pelas comunidades de assentados e as associações, para que a produção do período estimulasse as atividades sustentáveis e apresentasse, para os colonos, alternativa de geração de renda para as propriedades, sob a forma de manejo florestal e exploração de impacto reduzido.

Para o alcançar os objetivos, foram adquiridos equipamentos de extração florestal e de construção de infraestruturas para viabilizar o acesso às áreas produtivas, além de manter e construir infraestruturas para todo o assentamento. Foram realizados treinamentos e capacitação para o responsável técnico do plano de manejo das comunidades; capacitação para os comunitários nas atividades e operações florestais de impacto reduzido, como inventário florestal, técnicas de corte de arvores, e técnicas de operações de arraste de toras e construção de infraestruturas. O IFT atuou, também, no acompanhamento à visitas periódicas para monitoramento e avaliação da qualidade das operações florestais executadas nas áreas de assentamentos.

A execução plena das atividades do projeto foi comprometida (foi realizado apenas 40% do previsto), pelo não licenciamento dos assentamentos por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O licenciamento é premissa para a aprovação do Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS). Sem o documento os PMFS não foram aprovados e, consequentemente, os treinamentos não puderam ser realizados.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário