Lideranças comunitárias das Resex do Marajó definem agenda de oficinas para 2020

Lideranças comunitárias das Resex do Marajó definem agenda de oficinas para 2020

 Lideranças comunitárias das Reservas Extrativistas Mapuá, Arióca Pruanã e Terra Grande Pracuúba, localizadas na região do Marajó, participaram, nos dias 23 e 24 de janeiro, no município de Breves, de uma oficina para a consolidação do plano de trabalho da agenda social para impulsionar as ações de fortalecimento das organizações locais.  A ação, promovida pelo Instituto Floresta Tropical, por meio do projeto Florestas Comunitárias, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento e o aprimoramento de modelos de manejo florestal comunitário e familiar nas três Unidades de Conservação.

Katiuscia Miranda e Marcoa Silva, colaboradores do IEB, durante apresentação do plano de trabalho  (Foto: Acervo/IFT)

 

A oficina, ministrada pela equipe técnica do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), entidade responsável pela execução do plano de trabalho, reuniu 12 lideranças agroextrativistas. O encontro contou com a participação de técnicos do IFT e representantes da Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Arióca Pruanã (AMOREP), Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Terra Grande Pracuúba, do Alto Rio Pracuúba Grande (ASMORETEGP), Associação dos Moradores Extrativistas Terra Grande Pracuúba (ASMORETEGRAP) e Cooperativa Agroextrativistas dos Rios Mapuá e Aramã (COAMA).

Após a apresentação do plano de trabalho, os comunitários definiram o cronograma de atividade para 2020, incluindo a agenda de fortalecimento das organizações sociais e criação de cooperativas comunitárias nas três Resex atendidas pelo IFT. Entre os temas de oficinas previstas no cronograma estão a de fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo; Capacitação em gestão administrativa e financeira; Elaboração de Regimento Interno e a Criação e consolidação de cooperativas agroextrativistas.  Todas as oficinas ocorrerão no primeiro semestre deste ano.

 

Florestas Comunitárias

O fortalecimento das organizações sociais das Resex Mapuá, Arióca Pruanã e Terra Grande Pracuúba é uma iniciativa do projeto “Florestas Comunitárias”, que tem o objetivo de apoiar a implementação de modelos de manejo florestal comunitário para uso e comercialização de madeira e açaí nessas localidades. O projeto conta com o apoio financeiro do BNDES, por meio do Fundo Amazônia, e com as parcerias institucionais da Caterpillar, Keila Florestal e Stihl.

 

Sem Comentários

Publicar Um Comentário