Johan Zweede: um legado em defesa da Amazônia e do desenvolvimento sustentável

Johan Zweede: um legado em defesa da Amazônia e do desenvolvimento sustentável

O Instituto Floresta Tropical expressa profundo pesar pelo falecimento de seu fundador, Johan Cornelis Zweede, ocorrido no último domingo (21). Natural da Holanda e radicado no Brasil desde 1966, Zweede foi pioneiro no desenvolvimento de técnicas e pesquisas na área de manejo florestal na Amazônia Brasileira.

Primeiro engenheiro florestal a trabalhar na Amazônia, tanto de forma operacional como comercialmente, Zweede é um dos principais nomes responsáveis pela implantação do manejo florestal sustentável e exploração de impacto reduzido para a produção de madeira.

Com uma trajetória de mais de meio século dedicado à promoção e adoção de boas práticas de manejo florestal, alinhado à conservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais, Johan Zweede deixa um importante legado de defesa da Amazônia, do desenvolvimento sustentável e incentivo às pesquisas que se propõem a manutenção da floresta em pé.

 

Johan Cornelis Zweede, fundador do IFT

Nas redes sociais, diversos amigos, ex-alunos, admiradores e instituições  lamentaram a morte do fundador do IFT. Veja alguns depoimentos:

Em sua página nas redes sociais, a Associação Brasileira de Empresas Concessionárias Florestais- Confloresta – afirmou que “lamenta profundamente e manifesta suas condolências aos familiares e amigos de Johan Zweede. Johan sempre foi um incansável defensor do bom uso das florestas e pioneiro no desenvolvimento de técnicas e pesquisas na área do manejo florestal, onde por mais de meio século se dedicou à promoção de boas práticas de produção, alinhadas à conservação dos recursos naturais e à melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais”.

O perfil oficial da Associação Profissional das/os Engenheiras/os Florestais do Estado do Pará (APEF/PA) escreveu: “O legado de Johan Zweede permanecerá em cada um dos que vivenciam o manejo florestal, só que sonham e executam que a floresta permaneça em pé”.

O Observatório do Manejo Florestal Comunitário Familiar (OMFCF) lembrou que Zweede iniciou sua trajetória em Portel, no Marajó, onde acumulou grande conhecimento sobre as iniciativas de exploração existentes ao longo dos rios amazônicos. A instituição ressaltou que Zweede é e será “reconhecido como o pioneiro no desenvolvimento de técnicas e pesquisas na área de manejo florestal na Amazônia Brasileira”.

Em seu perfil no Instagram, a Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Pará (AIMEX) destacou que lamenta profundamente o falecimento de Johan Zweede e ressaltou que “Johan foi uma extraordinária pessoa, um excelente profissional e, sem dúvida, sua lembrança e seu legado em defesa do bom uso da floresta e do meio ambiente, divulgando e incentivando o manejo florestal, ficará marcado para sempre em nossas vidas”.

Leonardo Martin Sobral, gerente florestal no Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), escreveu no Linkedin: “Perdemos hoje nosso mestre do manejo florestal. Estou triste e ao mesmo tempo reflexivo. O manejo florestal, desenvolvido e ensinado pelo Zweede, é cíclico e perene, se soubermos aplicar as técnicas que ele bem ensinava”.

Uma perda sem tamanho para o setor florestal da Amazônia. Gratidão por toda a dedicação e persistência de Johan no desenvolvimento do ensino e pesquisa do manejo florestal brasileiro. Meus sentimentos à família e amigos. Obrigado Johan!”, afirmou Marky Brito, chefe do Departamento de Estudos, Pesquisas e Indicadores, na Secretaria de Estado de Estado de Planejamento e Gestão do Acre (SEPLAG), em postagem no Linkedin.

“Um excepcional profissional que muito nos ensinou sobre o manejo florestal na Amazônia, sobremaneira no campo visionário para as tecnologias, metodologias, parcerias técnicas e conhecimento florestal. Perdemos uma peça importante, com sincronismo ao manejo e a economia de longo prazo. Seu legado será lembrado por todos que o conheceram. Viva o Zweed e sua escola de manejo de florestas. Fui privilegiado em ter conhecido na minha passagem pelo IFT. Siga em paz e na luz celestial”, lembrou Paulo Amorim da Silva, diretor executivo na empresa Viverde Amazônia, em publicação nas redes sociais.

“Sua partida é triste, meu amigo… e sou privilegiada, honrada e grata pela oportunidade de abrir as portas do IFT para mim. Foi a minha grande e mais importante escola para viver a Amazônia e ser parte dela agora. Gratidão Zweede! Meus sentimentos a todos familiares, amigos e aprendizes, como eu deste mestre das florestas tropicais”, destacou Ana Luiza Violato Espada, pesquisadora e ex-coordenadora de projetos do IFT.

Engenheiro florestal e ex-secretário executivo do IFT, Iran Pires destacou os ensinamentos e amizade construída com Zweede ao longo dos anos: “Sábio é aquele que se torna amigo do seu mestre”. Uma mensagem dita por alguém em algum momento, e que para mim, resume os anos compartilhados com o amigo, professor, estudante, profissional, visionário, pioneiro e entusiasta das florestas. Fui um espectador de muitas histórias profissionais e pessoais proferida pelo Mestre Johan Zweede. Todas histórias ricas em informações, que um dia deveriam ser materializadas. Zweede continuará presente em nossas memórias”.

 

Sem Comentários

Publicar Um Comentário