Inventário amostral apontou potencial madeireiro na Resex Arióca Pruanã

Inventário amostral apontou potencial madeireiro na Resex Arióca Pruanã

Prospecção de campo realizada pelo Instituto Floresta Tropical (IFT) na Reserva Extrativista (Resex) Arióca Pruanã, localizada no município de Oeiras do Pará, aponta potencial de produção madeireira a ser explorada por meio de plano de manejo florestal comunitário. O inventário amostral compõe as atividades de levantamento de informações que serão inseridas no plano e permite conhecer o potencial florestal, tipo de solo, hidrografia, relevo e outras informações.

A atividade foi realizada durante duas expedições em áreas de florestas localizadas nas regiões comunitárias Castanheiro, São Raimundo, Vila Valério, Palmeiras e Deus Proverá. Participaram da ação os profissionais do IFT: Antonio Hélio, identificador Botânico, César Pinheiro, técnico instrutor sênior, e Manoel Vitorino, auxiliar técnico, e os moradores de cada polo comunitário que foram capacitados por meio de curso sobre Inventário Amostral e uso de GPS, realizado anteriormente.

Técnicos do IFT e comunitários em campo.

A Resex Arioca Pruanã possui área aproximada de 83,5 mil hectares. Por meio do mapeamento participativo, realizado com os moradores da Unidade de Conservação, foram definidas as áreas para levantamento do potencial madeireiro. “Foram escolhidos 35 mil hectares para prospecção e inventário amostral.  A partir disso, foram calculados e distribuídos os números de pontos amostrais que deveriam representar a área inventariada. Utilizamos o método do Inventario Florestal Nacional, validado pelo Serviço Florestal Brasileiro.”, explicou César Pinheiro.

Ainda segundo o técnico, foram instalados conglomerados compostos de quatro subunidades que mediam 100m x 20m e subparcelas de 10m x 10m.  “Para a equipe chegar até o ponto amostral utilizou-se o aplicativo Avenza, instalado no celular, e o GPS de navegação”, comenta César. O trabalho foi realizado em 18 pontos amostrais.

Inventário

A área total inventariada chega a 14,4 hectares. O trabalho durou 28 dias, que incluíram deslocamento e visitas a pontos descartados. “Foram descartados 02 pontos previstos durante a concepção metodológica da atividade por conta da área atingida pelo fogo”, comentou Manoel Vitorino, auxiliar técnico do IFT.

Para a área objeto do inventário, a equipe aponta dois fatores que precisam ser analisados cuidadosamente: a presença de área significativa de floresta queimada e a presença de capinarana. “Por isso, a área mapeada pelos comunitários, que corresponde a 35 mil hectares, sofrerá redução. Por meio de análise temporal das imagens de satélite a partir do ano de 2016, ou seja, após as queimadas, definiremos de forma mais conclusiva, parecer técnico acerca da área efetiva que poderá ser indicada ao manejo florestal” diz César.

Inventário Amostral na Resex Arióca Pruanã.

Com os dados coletados, a equipe técnica do IFT sistematizou as informações na perspectiva de localizar os tipos de floresta e relevo, coordenadas geográficas dos pontos amostrais, espécies, diâmetros das arvores, qualidade de fuste e altura, além das infraestruturas de acessos às áreas. O trabalho foi complementado com a definição da lista de espécie de árvores potenciais para manejo. Os dados subsidiam a construção do plano de manejo que está em fase de finalização.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário