Intercâmbio promovido por pesquisadora associada ao IFT é destaque em publicação da ITTO

Intercâmbio promovido por pesquisadora associada ao IFT é destaque em publicação da ITTO

O intercâmbio comunitário para a troca de experiências e aprendizados sobre manejo madeireiro comunitário em áreas protegidas da Amazônia, promovido pelo Instituto Floresta tropical em parceria com a doutoranda da Universidade da Flórida e pesquisadora associada do IFT, Ana Luiza Violato Espada, é destaque na atual edição da revista Tropical Forest Update, newsletter da Organização Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO; International Tropical Timber Organization). A ITTO é uma organização intergovernamental que promove o manejo florestal sustentável e a conservação de florestas tropicais por meio da expansão e diversificação do comércio internacional de madeiras tropicais de florestas manejadas de forma legal e sustentável.

O intercâmbio, realizado na Reserva Extrativista (Resex)Verde Para Sempre, município de Porto de Moz, oeste do Pará, em setembro de 2019, contou com o apoio do projeto Florestas Comunitárias do IFT, por meio do Fundo Amazônia.

 O encontro reuniu cerca de 40 manejadores e manejadoras das Resex Verde para Sempre, Arióca Pruanã, Mapuá e Terra Grande Pracuúba, do Pará; Ituxi, do Amazonas, e Chico Mendes, do Acre. Durante a atividade os participantes visitaram comunidades que realizam manejo florestal sustentável e compartilharam narrativas sobre empoderamento comunitário e o processo de implementação do manejo madereiro em cada unidade de conservação presente no evento.

 

Acompanhe aqui o artigo completo na revista da ITTO, pág. 20.

 “A ideia foi estimular a reflexão sobre os processos de tomada de decisão e arranjos socioprodutivos do manejo madeireiro comunitário em reservas extrativistas da Amazônia e mapear as ações estratégicas para o fortalecimento do manejo florestal comunitário na região. Além das informações geradas para a pesquisa, o intercâmbio promoveu a troca de experiências, a reflexão e a aprendizagem coletiva”, afirmou a pesquisadora responsável pela coordenação do intercâmbio.

Veja mais fotos do Intercâmbio Comunitário

 

Florestas Comunitárias

O Projeto Florestas Comunitárias apoia a implementação de modelos de manejo florestal comunitário para uso e comercialização de madeira e açaí. A iniciativa, que pretende fortalecer a organização social, gerar renda e contribuir para a redução do desmatamento em Unidades de Conservação, conta com o apoio financeiro do BNDES, por meio do Fundo Amazônia, e com as parcerias institucionais da Caterpillar, Keila Florestal e Stihl.

 

Sem Comentários

Publicar Um Comentário