IFT lança série de encartes sobre manejo florestal

IFT lança série de encartes sobre manejo florestal

Referência nacional em disseminação e aprimoramento do manejo florestal sustentável na Amazônia Brasileira, o Instituto Floresta Tropical (IFT) publicou nesta semana uma série de encartes técnicos sobre manejo florestal madeireiro. São cinco publicações que destacam temas como planejamento e construção de infraestruturas florestais, técnicas de corte direcional, construção e delimitação em áreas florestais, planejamento de arraste e inventário florestal  100% em operações de manejo com Exploração de Impacto Reduzido.

Produzido pela equipe técnica do IFT, os informativos detalham o passo a passo de cada etapa da exploração florestal com uma linguagem simples e didática, apresentando uma síntese dos conhecimentos disseminados há anos pela instituição. A produção do material conta com o apoio financeiro do BNDES, por meio do Fundo Amazônia, e com as parcerias institucionais da Caterpillar, Keila Florestal e Stihl. 

 

 “O material traz uma síntese do conteúdo de manuais e materiais do IFT para o aprendizado e fixação de conhecimentos disseminados em nossos treinamentos e capacitações, nos mais diferentes cursos oferecidos pela instituição.  Além da versão digital, também há publicação impressa, que distribuímos para os participantes de cursos da categoria EX SITU, realizados fora do centro de treinamento, para que eles tenham uma fonte de consulta rápida dos conteúdos oferecidos durante o curso, e principalmente no pós curso, durante o dia a dia de trabalho dos manejadores” ressalta o gerente operacional do IFT, Iran Pires.

Os encartes se somam ao acervo digital  de publicações técnicas disponíveis no site do IFT. São artigos, cartilhas, manuais, boletins técnicos, revistas e diversos estudos de pesquisadores sobre desenvolvimento, planejamento e conservação das florestas brasileiras. O acesso é gratuito e está disponível para download.

 

Acesse os encartes técnicos aqui. 

 

Sem Comentários

Publicar Um Comentário