IFT lança boletim técnico sobre monitoramento operacional do MFC

IFT lança boletim técnico sobre monitoramento operacional do MFC

O monitoramento operacional do manejo florestal comunitário é o tema da 14ª edição do boletim técnico do Instituto Floresta Tropical. A publicação, disponível em versão digital no site do IFT, destaca a construção de um guia de monitoramento produzido a partir de visitas técnicas em áreas de manejo florestal madeireiro em quatro comunidades da Reserva Extrativista Verde Para Sempre, no oeste do Pará. O boletim está disponível para download (aqui).

O documento detalha o desempenho das atividades de exploração de impacto reduzido (EIR) realizados nas comunidades Arimum, Espirito Santo, Itapeua e Paraiso, a partir das experiencias de comunitários e colaboradores externos que executam diversas etapas do Manejo Florestal Comunitário nessas localidades. O boletim destaca também a importância da formação técnica e operacional no gerenciamento dos empreendimentos comunitários.

No informativo são relatados desde orientações sobre instalações físicas até procedimentos de segurança e saúde no trabalho. A publicação tem autoria de Lídia Lucena e Ranara Silva, engenheiras florestais selecionadas pelo programa de Residência Florestal e conta com a supervisão e co-autoria de Max Steinbrenner, João Adriano, Ana Carolina Vieira e Iran Pires, da equipe técnica do IFT.

Todos os Boletins Técnicos editados pelo IFT apresentam resultados preliminares de pesquisas e testes realizados pelos colaboradores da instituição, além de observações de campo e notas de expedições que possam de alguma forma servir a sociedade. A publicação é destinada a estudantes, tomadores de decisão, jornalistas, profissionais florestais, instrutores de manejo florestal, acadêmicos ou práticos e demais atores com interesse em temas ligados ao manejo de recursos naturais, especialmente florestais, na Amazônia.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário