IFT capacita facilitadores sobre o manejo de açaizal nativo no Marajó

IFT capacita facilitadores sobre o manejo de açaizal nativo no Marajó

Moradores da comunidade Santo Ezequiel Moreno, município de Portel, arquipélago do Marajó, participaram, nos últimos dias 30 e 31 de maio, do curso de Manejo de Açaizal Nativo, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental). A capacitação, promovida em parceria com o Programa das Nações unidades (PNUD), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Floresta Tropical (IFT), foi destinada exclusivamente a lideranças comunitárias e agentes facilitadores, que multiplicarão os ensinamentos em boas práticas de manejo de açaí para os demais produtores agroextrativistas da região.

Responsável pela formação de agentes multiplicadores na área de manejo florestal sustentável, o instrutor técnico sênior do IFT, César Pinheiro, facilitador do curso, afirma que a formação de novos agentes de capacitação em torno do manejo de mínimo impacto de açaizais nativos no Marajó representa uma oportunidade de fortalecer a assessoria técnica no território voltada as populações ribeirinhas. “Os novos agentes multiplicadores poderão atuar em atividades conduzidas pelas suas próprias entidades, em atividades comunitárias e do centro [de manejo de açaizal nativo gerenciado pela Embrapa], em projetos e no fornecimento de serviços de capacitação de produtores para produção de açaí manejado com mínimo impacto” destaca.

O curso teve a duração de 16 horas e abordou diversos temas como a condução do manejo de mínimo impacto de açaizais, técnicas de inventário para o estudo de diversidade da área florestal e formação da rede de facilitadores de manejo sustentável. Além das aulas práticas e teóricas, os participantes e novos agentes multiplicadores também receberam materiais didáticos como trena métrica, lápis, borracha, cartilhas, manuais de delimitação da área com material impermeável e cadernos de inventários, com orientações técnicas sobre produção sustentável de açaí.

  Multiplicação do conhecimento

A capacitação complementar de agentes multiplicadores para atuar como facilitadores na socialização do manejo de mínimo impacto de açaizais nativos é uma das ações estratégicas do Manejaí, o Centro de Referência em Manejo de Açaizais Nativos do Marajó, gerenciado pela Embrapa Amazônia Oriental e a Associação dos Moradores Agroextrativistas do Assentamento Acutipereira (Asmoga). Localizado na comunidade Santo Ezequiel Moreno, nas margens do rio Acutipereira, o Manejaí tem como principal finalidade a geração e a democratização de conhecimentos sobre a produção sustentável do açaí nas regiões de várzea.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário