IFT capacita comunitários da Resex Mapuá

IFT capacita comunitários da Resex Mapuá

O programa de capacitação e treinamento do Instituto Floresta Tropical promoveu, entre os dias 9 a 17 de setembro, dois cursos de aprimoramentos destinados exclusivamente aos moradores da Reserva Extrativista Mapuá, localizada no município de Breves, na região do Marajó, no Pará. As atividades de Técnicas de planejamento e abertura de infraestrutura (TOI) e Técnicas especiais em derruba de árvores (TCS) foram realizadas nos polos das unidades de manejo florestal “Boa Esperança” e “Santíssima Trindade” e reuniram  cerca de 15 manejadores comunitários em cada polo.

Os cursos, divididos em aulas práticas e teóricas, tiveram a duração de 51 horas  (sendo 24h do TCS e 27h do TOI) e abordaram diversos conhecimentos destinados ao aumento da eficiência do manejo florestal, segurança e conforto no trabalho com uso de motosserras durante às diversas atividades com exploração de impacto reduzido (EIR) e planejamento e abertura manual de estradas para facilitar o transporte da madeira.

 “Geralmente o curso TOI trata de planejamento e construção de infraestrutura como estradas e pátios, por exemplo, contudo, como o manejo no local é de baixa intensidade não se pode abrir estradas com o trator de esteira. Por essa razão, as estradas foram planejadas para facilitar o deslocamento da tartaruga [equipamento para movimentação de carga ideal para terrenos em área de várzea] e permitir um acesso mais fácil durante a atividade de derruba. As estradas foram abertas de forma manual, definindo o caminho principal por onde as toras serão arrastadas até o porto de embarque para o transporte final até a serraria”, explicou o técnico florestal João Adriano Lima.

Manejadores da comunidade Boa Esperança

Além da metodologia específica de cada atividade, a equipe técnica do IFT também abordou orientações sobre saúde e segurança do trabalho durante as práticas de manejo florestal na comunidade. Segundo a equipe, os cursos cumpriram seus objetivos ao proporcionarem aos comunitários um olhar técnico mais aguçado sobre a prática do manejo comunitário. “Na execução do treinamento vimos que os grupos de ambos os polos (Boa Esperança e Santíssima Trindade) estão bem mais motivados e organizados para executar as atividades do manejo na localidade”, afirmou João.

De acordo com o técnico do IFT, os comunitários da Resex Mapuá ainda receberão mais um curso de capacitação em 2020. A atividade prevista para os próximos meses é a de Técnicas de planejamento e operação de arraste em manejo florestal (TOA)

 

 

Florestas Comunitárias

A capacitação de comunitários da Resex Mapuá é uma iniciativa do projeto “Florestas Comunitárias”, que tem o objetivo de apoiar a implementação de modelos de manejo florestal comunitário para uso e comercialização de madeira e açaí na localidade. O projeto conta com o apoio financeiro do BNDES, por meio do Fundo Amazônia, e com as parcerias institucionais da Caterpillar, Keila Florestal e Stihl.

                     Manejadores da comunidade Santíssima Trindade

Sem Comentários

Publicar Um Comentário