Coordenador de projetos do IFT participa de entrevista na rádio CBN Amazônia

Coordenador de projetos do IFT participa de entrevista na rádio CBN Amazônia

O lançamento da cartilha “Guia Prático para Elaboração de Inventário Florestal Simplificado para Produtos da Sociobiodiversidade”, produzida pelo IFT, foi destaque nesta quarta-feira, 22/12, na rádio CBN Amazônia Belém. Em entrevista ao programa CBN Tarde de Notícias, apresentado pelos jornalistas Israel Pegado e Arcângela Sena, o engenheiro florestal Marcelo Galdino, coordenador de projetos do IFT, falou sobre a produção do informativo e o cenário do extrativismo sustentável na região amazonica.

A produção da cartilha atende a uma demanda da Cooperação Alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da parceria entre as empresas Symrise, Natura e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

Galdino ressaltou que o informativo não é um material técnico-cientifico e que o objetivo do guia é atender os pequenos produtores que trabalham com produtos florestais não-madeireiros. “A publicação é destinada aos pequenos produtores da região, pessoas que muitas das vezes são desassistidas pelo governo e por empresas de assistência técnica e precisam entender qual a potencialidadee que as suas áreas de florestas têm”.

O coordenador de projetos do IFT explicou ainda que cartilha reúne informações sobre as características, ecologia, densidade e produtividade de espécies como a andiroba, o tucumã, o patuá e o murumuru. A ideia é servir de apoio no planejamento produtivo das comunidades extrativistas que dinamizam cadeias de valor de produtos da sociobiodiversidade.

Esta é a primeira vez que o IFT produz um material didático em parceria com a GIZ. A publicação faz parte do projeto Produção Sustentável e Regularização Ambiental na Amazônia, uma parceria da agência alemã com as empresas Symrise e Natura. A GIZ é uma empresa pública do governo Federal da Alemanha, que coopera com países parceiros em áreas de interesse comum ligadas ao tema do desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, a instituição coopera com órgãos públicos brasileiros e o setor privado para fortalecer iniciativas e estratégias em prol da produção sustentável.

Assista a entrevista na íntegra:

Sem Comentários

Publicar Um Comentário