Atuação do IFT na Resex Verde Para Sempre é destaque no SBT Altamira

Atuação do IFT na Resex Verde Para Sempre é destaque no SBT Altamira

O trabalho desenvolvido pelo Instituto Floresta Tropical na Reserva Extrativista Verde Para Sempre, localizada no município de Porto de Moz,  oeste do Pará, foi pauta no jornal ATM TV, do SBT Altamira. O conteúdo destacou as ações de manejo florestal sustentável realizadas pelo IFT em parceria com as comunidades tradicionais da Resex.

Na reportagem, a engenheira florestal Ranara Silva, integrante do programa de Residência Florestal, relatou  os resultados da atuação do IFT na Resex como, por exemplo, a construção de um guia de monitoramento produzido a partir de visitas técnicas em áreas de manejo florestal madeireiro em quatro comunidades da Unidade de Conservação. O guia destaca o desempenho das atividades de exploração de impacto reduzido (EIR) realizados  a partir das experiencias de comunitários e colaboradores externos que executam diversas etapas do Manejo Florestal Comunitário.

“Um dos principais resultados desse processo de construção e implementação de monitoramento foi a mobilização e formação de monitores comunitários. Esses monitores passaram por um processo de aprimoramento de olhar técnico operacional e, por consequência, isso gera melhorias para a qualidade do manejo florestal, pois, eles [comunitários] tem aptidão maior para tomar decisõe táticas dentro do campo técnico e nas relações com compradores, prestadores de serviços da comunidade e produção certificada”, explica Ranara.

Assista a reportagem na íntegra:

 

Sem Comentários

Publicar Um Comentário